Alibaba, dona da AliExpress, planeja se dividir em seis
O grupo Alibaba, gigante do e-commerce chinês e dono da AliExpress, anunciou nesta terça-feira (28) que planeja se dividir em seis empresas de ramos diferentes...
O grupo Alibaba, gigante do e-commerce chinês e dono da AliExpress, anunciou nesta terça-feira (28) que planeja se dividir em seis empresas de ramos diferentes.
A reestruturação foi confirmada um dia após o retorno do fundador Jack Ma à China. O executivo havia se ausentado da vida pública após o governo chinês iniciar uma repressão ao setor de tecnologia.
Nos últimos dois anos, a Alibaba recebeu uma multa recorde de US$ 2,8 bilhões por comportamento monopolista na China.
“A intenção original e fundamental do propósito desta reforma é tornar nossa organização mais ágil, encurtar a tomada de decisões e responder mais rapidamente”, afirmou Daniel Zhang, presidente executivo do grupo, em carta aos funcionários.
A reforma deve colocar um presidente-executivo e um conselho de administração em cada unidade para acelerar a tomada de decisões e dar independência a elas.
Os seis novos grupos de negócios da Alibaba serão dedicados à computação em nuvem, comércio eletrônico, serviços locais, logística, comércio digital e mídia.
As plataformas de comércio eletrônico Taobao e Tmall, que são as principais unidades lucrativas do grupo, permanecerão sob controle da empresa principal.
Após o anúncio, as ações da Alibaba subiram mais de 14% em Nova York.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)