A salvação da lavoura
Há dois meses, mais precisamente em fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro viajou à Rússia, onde se reuniu no Kremlin com o presidente Vladimir Putin (foto). O encontro entre os dois chefes de estado havia sido agendado em dezembro de 2021, quando ainda não se falava na possibilidade do ataque russo à Ucrânia...
Há dois meses, mais precisamente em fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro viajou à Rússia, onde se reuniu no Kremlin com o presidente Vladimir Putin (foto).
O encontro entre os dois chefes de estado havia sido agendado em dezembro de 2021, quando ainda não havia ocorrido o ataque russo à Ucrânia.
Uma das pautas da reunião foi o fornecimento de potássio ao Brasil, fertilizante do qual nossa lavoura é superdependente.
A ida de Bolsonaro a Moscou foi criticada pela imprensa brasileira, porque nessa época a invasão da Ucrânia já parecia certa, como acabou se materializando.
Anteontem, a Forbes publicou uma matéria com o seguinte título:
“Navios com fertilizante russo chegam ao Brasil, apesar de sanções.”
São 24 embarcações com quase 700 mil toneladas de insumos, em sua maioria, de cloreto de potássio.
Isso deverá representar a salvação da lavoura brasileira.
Trata-se de uma excelente notícia.
Mesmo tendo iniciado uma guerra de agressão contra seus vizinhos ucranianos, os russos continuam vendendo gás natural, petróleo e carvão para a Alemanha, país membro da OTAN que está fornecendo armamentos e munições para a nação agredida.
A guerra europeia é uma coisa. Já a salvação da lavoura brasileira, principalmente dos campos de soja e milho, é outra completamente diferente.
Misturar as coisas seria péssimo para o Brasil.
Ivan Sant’Anna, escritor, trader e colunista na InvPublicações
Nota: Que opinião você costuma ouvir para tomar suas decisões nos investimentos? No mundo de hoje, é fundamental contar com a palavra (e a experiência) de quem conhece as dinâmicas do mercado financeiro, para que você entenda os movimentos da política e seus desdobramentos, no Brasil e no exterior, sob uma nova ótica. Na série “Warm Up Pro”, da casa de análise financeira independente Inv, o trader e escritor Ivan Sant’Anna apresenta sua visão peculiar, dando, inclusive, sugestões de investimentos para você ser mais bem-sucedido em suas operações. Clique aqui para conhecer a “Warm Up Pro”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)