A percepção dos brasileiros sobre o atual nível dos juros, segundo o Instituto Paraná
Levantamento do Instituto Paraná divulgado nesta quarta (24) aponta que 46,2% da população avalia que o atual nível da taxa básica de juros (13,75% ao ano) é um grande problema para a economia brasileira...
Levantamento do Instituto Paraná divulgado nesta quarta (24) aponta que 46,2% da população avalia que o atual nível da taxa básica de juros (13,75% ao ano) é um grande problema para a economia brasileira. Outros 31,3% responderam que é um problema, enquanto 8,6% disseram que não é um grande problema. Os que não souberam dizer/não responderam somam 13,9%.
A pesquisa também diz que 71% dos entrevistados acreditam que haverá melhora na situação financeira deles se o Banco Central reduzir a Selic. Outros 19,3% acreditam que não serão afetados em relação a isso, enquanto 3,2% avaliam que haverá piora. Os que não sabem/não responderam somam 6,5%.
Foram entrevistados 2.023 eleitores em 26 estados e no DF, entre os dias 16 e 21 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
O assunto tem gerado um embate entre o governo Lula e o BC. Ao longo dos últimos meses, a gestão do petista fez uma série de críticas à autarquia e a Roberto Campos Neto, presidente do BC, por causa do nível da taxa. O Planalto defende que é necessário reduzir a Selic “para que a economia possa ter investimento”.
Já Campos Neto tem rebatido as falas de Lula e afirmado que as decisões da autarquia são técnicas. Para o economista, a “personificação das críticas” demostra “falta de conhecimento do processo”.
Na ata da última reunião do Copom, o BC afirmou que o momento requer “paciência e serenidade na condução da política monetária”. A análise feita no documento é que o processo de queda da inflação em curso é mais lento. Segundo os membros do colegiado, o IPCA atual é “movido por excessos de demanda, em particular no segmento de serviços”. Foi com base nesse cenário que o Copom decidiu manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)