A “manchete” que irritou Lula
O presidente Lula (PT, foto) afirmou nesta terça-feira, 19, que ficou “muito irritado” com uma “manchete” da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), que divulgou um relatório na segunda, 18, apontando a perspectiva de aumento da dívida pública brasileira e crescimento econômico de 2,8% em 2023...
O presidente Lula (PT, foto) afirmou nesta terça-feira, 19, que ficou “muito irritado” com uma “manchete” da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), que divulgou um relatório na segunda, 18, apontando a perspectiva de aumento da dívida pública brasileira e crescimento econômico de 2,8% em 2023.
Na live Conversa com o Presidente, o petista questionou a organização por “fazer julgamento da economia brasileira”.
“Você fica vendo manchetes, e hoje eu vi uma manchete que me deixou irritado. Eu fiquei muito irritado. Eu vi uma manchete da OCDE fazendo julgamento da economia brasileira. Eu quero até aproveitar essa gravação aqui para dizer para o pessoal da OCDE que, quando chegar no final do ano que vem, eu vou convidar vocês para tomar um café para provar que vocês erraram em relação à previsão que vocês têm do Brasil”, disse Lula.
“Como vocês dão palpite se vocês não sabem? […] O Brasil vai crescer. Os dados que eu tenho e as possibilidades de investir que nós temos são muito grandes. O dinheiro está circulando aos poucos nas mãos das pessoas. Se você quiser ter ideia, o Banco do Brasil emprestou este ano mais que o dobro de tudo o que foi feito no ano passado. O transporte investiu esse ano quatro vezes mais do que foi investido nos quatro anos do governo passado. A Caixa Econômica emprestou esse ano mais do que foi emprestado no governo passado. Ou seja, esse dinheiro está circulando. Esse dinheiro vai chegar no povo, vai fazer produzir alguma coisa, vai gerar emprego, vai gerar um salário. Eu estou muito otimista com 2024”, acrescentou.
Apesar das críticas de Lula, a OCDE é um grupo criado para estimular o progresso econômico e o comércio mundial, acompanhando de perto os dados econômicos de países como o Brasil.
Relatório da OCDE
Na segunda, 18, a OCDE divulgou um relatório dizendo que a dívida pública do Brasil vai chegar a 80% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2024, mesmo com o arcabouço fiscal e a reforma tributária. A projeção da organização é que a dívida do país chegue a 90% do PIB em 2047.
“Um pacote mais ambicioso de reformas estruturais impulsionaria o crescimento potencial e conduziria a uma diminuição da relação dívida/PIB”, disse a OCDE.
A organização também estima que a economia brasileira irá crescer 2,8% em 2023 e 1,8% em 2024. As projeções ficaram abaixo das estimativas do Ministério da Fazenda, que prevê crescimentos de 3% em 2023 e 2,2% em 2024.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)