A longa depressão
A economia brasileira, desde 2014, está em depressão, diz Roberto Macedo. “Supondo que o PIB caia 4,4% neste ano – a previsão do último boletim semanal Focus, do Banco Central –, estimei que ele precisaria crescer perto de 7,2% a partir de 2021 para voltar ao seu valor de 2014...
A economia brasileira, desde 2014, está em depressão, diz Roberto Macedo.
“Supondo que o PIB caia 4,4% neste ano – a previsão do último boletim semanal Focus, do Banco Central –, estimei que ele precisaria crescer perto de 7,2% a partir de 2021 para voltar ao seu valor de 2014, o que tomaria cerca de três anos crescendo perto de 2,5% ao ano, e com muitas incertezas pelo caminho. Assim, para ao final voltar ao PIB de 2014, tomaria nove anos! (…)
Este é um quadro trágico do mau estado da economia brasileira. Quanto a políticas públicas em sentido contrário, no meu último artigo aqui preguei o fim do recesso parlamentar que começa na próxima semana, e que o Congresso se reunisse em sessão permanente até que produzisse medidas que estimulassem os investimentos. Nada disso se concretizou e, assim, o navio da economia segue desgovernado no meio de forte tempestade.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)