À espera do Copom, juros e dólar cedem, e Ibovespa avança
Ativos nacionais tiveram um dia de recuperação a poucas horas da definição do Banco Central do Brasil para o novo patamar da taxa de juros básica nacional...
Ativos nacionais tiveram um dia de recuperação a poucas horas da definição do Banco Central do Brasil para o novo patamar da taxa de juros básica nacional. O Copom divulga a nova Selic, às 18h30, com o mercado dando como certo o corte de 0,5 ponto percentual, que levaria a taxa dos atuais 12,75% a.a. para 12,25% a.a..
A dúvida fica por conta do tratamento que o colegiado dará à situação fiscal, após Lula indicar o abandono da meta de déficit primário zero para o ano que vem. No comunicado passado, o Cômite defendeu que “tendo em conta a importância da execução das metas fiscais já estabelecidas para a ancoragem das expectativas de inflação e, consequentemente, para a condução da política monetária, o Comitê reforça a importância da firme persecução dessas metas“. Agora, a expectativa é se a mudança de perspectiva no Planalto vai ou não afetar as previsões e o ímpeto do BC para a Selic.
Na sessão de hoje, o tom de cautela do presidente do FED, Jerome Powell, de que o ciclo de alta dos juros americanos pode ter se encerrado ajudou os ativos nacionais. A autoridade monetária dos Estados Unidos entende que as condições financeiras se apertaram significativamente, embora ainda não seja possível ter certeza se haverá ou não a necessidade de nova alta nos juros por lá.
Para os investidores, a mensagem parece ter sido absorvida com otimismo. Os juros futuros recuaram até 20 pontos base e o dólar voltou a ser negociado abaixo de R$ 5, em queda de quase 2% nas mínimas do dia para encerrar a sessão em R$ 4,95.
Na bolsa de valores, o Ibovespa abriu o mês de novembro em alta de 1,69%, acompanhando as bolsas de Wall Street. Em pontos, Vale, B3 e Eletrobras lideraram o lado positivo do pregão, que teve 74 das 86 empresas que compõem o índice em alta no dia. Do lado negativo, Raia Drogasil liderou as perdas em pontos e variação de preço (-3,76%) após divulgação de resultado que parece não ter agradado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)