Qual é a chance da Terceira Via?
A única chance dos candidatos da Terceira Via é minar o eleitorado de Jair Bolsonaro. Antonio Lavareda, do Ipespe, disse para o Valor: “Na verdade, eles não são Terceira Via. O intuito deles é substituir a segunda via, a representação desse campo político-ideológico, que hoje é Bolsonaro, e, entre 1994 e 2018, foi exercida pelo PSDB. A lógica deles é desalojar o Bolsonaro do segundo turno...
A única chance dos candidatos da Terceira Via é minar o eleitorado de Jair Bolsonaro.
Antonio Lavareda, do Ipespe, disse para o Valor:
“Na verdade, eles não são Terceira Via. O intuito deles é substituir a segunda via, a representação desse campo político-ideológico, que hoje é Bolsonaro, e, entre 1994 e 2018, foi exercida pelo PSDB. A lógica deles é desalojar o Bolsonaro do segundo turno. E é uma tarefa hercúlea você desalojar um incumbente – e sobretudo um incumbente que foi votado por eles (…).
É uma ilusão de ótica dos candidatos, dos proponentes e dos patrocinadores da Terceira Via imaginarem que essa Terceira Via é algo que entra, investe ao centro do espectro, entre o lulismo e o bolsonarismo. Não é. Não são o centro equidistante, são centro-direita. A única chance é de substituir o bolsonarismo. Em suma, precisam ter a clareza de que o adversário deles é Bolsonaro, é quem controla os votos que poderiam ser deles. Eles têm que enfrentar o Bolsonaro. Mas atacam Lula e Bolsonaro. Não estão disputando com os dois. Lula, eventualmente, será adversário no segundo turno. É a lógica das primárias nos Estados Unidos, em que estariam disputando duramente a indicação do partido que controla esse campo”.
Lavareda está certo. Venho repetindo aqui que Sergio Moro tem de roubar 5 pontos percentuais de Jair Bolsonaro. Isso já o colocaria em empate técnico nas pesquisas. Não há outro caminho. Exceto o abandono do sociopata, claro.
Assine a Crusoé e leia a reportagem completa sobre o enrosco da Terceira Via.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)