MPF move ação contra censura a filme de Danilo Gentili
O Ministério Público Federal move uma ação civil pública, com pedido de liminar, para suspender a censura ao filme Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola, com Danilo Gentili (foto) e Fábio Porchat...
O Ministério Público Federal move uma ação civil pública, com pedido de liminar, para suspender a censura ao filme Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola, com Danilo Gentili (foto) e Fábio Porchat, informa O Globo.
Lançado em 2017, o filme, inspirado em um livro homônimo de Gentili, se tornou alvo de ataques bolsonaristas, que o acusam de apologia à pedofilia. Na cena que viralizou, o personagem de Porchat, o vilão Cristiano, chantageia e assedia sexualmente dois garotos.
Em sua ação, o MPF solicita a imediata suspensão dos efeitos do despacho publicado no dia 15 de março pelo Ministério da Justiça, que tinha como objetivo proibir a presença da produção em catálogos de plataformas de streaming.
Para a Procuradoria, o ato do ministério é um tipo de censura, pois impede os cidadãos de exercerem sua autonomia de escolha, para consumo próprio, de obra artística cinematográfica sem interferência do poder público.
“O objetivo dessa ação é corrigir uma violação à liberdade de expressão artística”, disse ao jornal carioca o procurador Claudio Gheventer.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)