Igreja celebra São João Henrique Newman, ex-anglicano convertido
Teólogo britânico foi um dos mais importantes convertidos ao catolicismo da história, canonizado em 2019 junto com santa brasileira
A Igreja Católica celebra São João Henrique Newman, um dos convertidos mais célebres do século XIX, nesta quarta, 9.
Nascido em Londres, em 1801, Newman começou sua carreira religiosa como sacerdote da Igreja Anglicana, mas foi sua busca intelectual incessante que o levou a uma profunda transformação espiritual, culminando em sua conversão ao catolicismo em 1845.
Antes de sua conversão, Newman esteve profundamente envolvido no Movimento de Oxford, um grupo de intelectuais anglicanos que buscava a reforma interna da Igreja Anglicana, aproximando-a de suas origens apostólicas e católicas.
Sua jornada teológica, no entanto, levou-o a se questionar sobre a legitimidade de muitas doutrinas anglicanas, o que culminou em sua adesão à Igreja Católica. Dois anos após sua conversão, Newman foi ordenado sacerdote católico e, em 1879, foi elevado a cardeal pelo Papa Leão XIII, um reconhecimento de sua importante contribuição à teologia e ao pensamento católico.
Além de ser um teólogo respeitado, João Henrique Newman também foi um prolífico escritor, autor de mais de 40 livros e milhares de cartas. Sua obra mais famosa, Apologia Pro Vita Sua, é uma defesa de sua conversão ao catolicismo e continua a ser uma leitura fundamental para aqueles que desejam entender sua profunda espiritualidade e o contexto religioso da Inglaterra vitoriana.
A canonização de Newman ocorreu em 13 de outubro de 2019, pelo Papa Francisco, após a confirmação de dois milagres atribuídos à sua intercessão. O primeiro foi a cura inexplicável do diácono Jack Sullivan, que sofria de uma grave doença na coluna. O segundo milagre envolveu a recuperação de uma mulher grávida que, após orar a São João Newman, foi curada de uma hemorragia interna severa, permitindo o nascimento de seu bebê saudável.
Hoje, Newman é reverenciado como padroeiro do Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham, que acolhe ex-anglicanos convertidos ao catolicismo. Sua vida e obra continuam a inspirar cristãos de todo o mundo, lembrando a importância da busca espiritual constante e da fidelidade ao próprio coração.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)