Crusoé: O que é previsível não pode ser arte
Antes de fenômenos da inteligência artificial entrarem em circulação generalizada, a padronização da produção cultural já era uma realidade
A inteligência artificial veio para ficar e para tirar o emprego de muita gente. Dubladores, designers, copywriters, tradutores e muitos outros tipos de profissionais correm o risco de perder seus empregos. Com o desenvolvimento vertiginoso dessa tecnologia, até profissões que pareciam insubstituíveis, como fotógrafos ou videomakers, podem ser substituídas por máquinas.
Acontece que antes de a inteligência artificial entrar em circulação a padronização da produção cultural já era uma realidade. Tratemos do caso da música.
Nas sinfonias de Beethoven – que são o protótipo do gênero – cada movimento é completamente diferente do outro. Com o desenvolvimento posterior da forma sinfônica os movimentos foram ficando mais parecidos – nas sinfonias de Sibelius, por exemplo, existe um “material genético” que perpassa toda a sinfonia, do começo ao fim.
No chamado Minimalismo isso é levado ao extremo: com a repetição frequente de breves trechos com pequenas variações executados por longos períodos de tempo, tendo ritmos quase hipnóticos. A obra de Phillip Glass, Arvo Part e John Adams são exemplos de obras minimalistas.
Glass compôs a trilha do filme Koyaanisqatsi, um documentário sem entrevistas nem narração, apenas imagens da mundo natural e das cidades americanas, com o uso pioneiro de timelapse (quando a quantidade de fotogramas da filmagem é muito menor do que o normal, e produz a sensação de aceleração do tempo).
A trilha deste filme se tornou um marco e inspirou muitas outras, inclusive do próprio Glass, que tornou-se um dos mais famosos compositores de trilha sonora de cinema. O problema é que o filme e a trilha foram copiados à exaustão, tanto pelo cinema como pela publicidade.
Trilhas sonoras “minimalistas” tornaram-se um dos piores clichês do cinema. Um pianinho que toca algumas notas repetidas vezes. Um tema musical que se repete num crescendo até uma parada brusca, por exemplo.
E…
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