Comediante Marc Maron se recusa a implorar por likes
Podcast WTF acaba depois de 16 anos, reafirmando princípios éticos em meio à saturação do mercado de mídia e conversação digital
O comediante americano Marc Maron, 62, resolveu colocar um ponto final no influente WTF With Marc Maron, após 16 anos. A atração era gravada em diversas garagens residenciais na região metropolitana de Los Angeles. Maron e o produtor Brendan McDonald anunciaram a decisão em junho. O último episódio foi ao ar em 13 de outubro.
O encerramento do WTF é também a despedida de Maron de uma plataforma que ajudou a criar e validar. O programa virou audição cult e obrigatória em sua década e meia de existência. O mal-humorado judeu de New Jersey é reconhecido por ter alavancar e legitimar o formato de diálogo digital DIY (“faça você mesmo”). Maron tentou, a seu modo, oferecer um contraponto à deterioração da comédia.
Uma questão de princípios
Maron dá um passo atrás enquanto os colegas dão muitos passos à frente. Para ele, o ambiente está saturado, e os comediantes baixaram o nível para se adequar às demandas comerciais e às agendas políticas. Para o bem ou para o mal, ele se orgulha de ter mantido seus princípios. Evitou contratos milionários que achatassem o conteúdo.
Em entrevista à Rolling Stone, Maron diz que está satisfeito por não ter se tornado “a greedy whore who will sell themselves out for any sort of quick clickbait, sandbagging clusterfuck”, em tradução livre e, digamos, resumida para menores, “umazinha qualquer que se vende por qualquer besteira que dê audiência”.
Quando decidiu parar, se sentiu “mais leve”. Ele notou que a dinâmica de seu trabalho mudou nos meses finais da atração. Seu método de entrevista priorizava a conversa natural, em vez de seguir um roteiro preestabelecido.
Sobre o que considerava ser uma entrevista, Maron explicou que, “for me, if we can get this rolling into a conversation, who cares what comes out?”, ou, “pra mim, se isso tomar o rumo de um bate-papo, quem se importa com o que vai rolar?”.
Nem tudo são lamentos. Marc Maron reconhece que o show era importante para os ouvintes, mas tudo tem começo, meio e fim – ou deveria ter. E ele vai continuar por aí. intitulado Panicked, Em pânico, seu sexto especial de comédia, foi lançado em agosto. Também ator, aparece em produções como Stick e na cinebiografia Deliver Me From Nowhere. Um documentário sobre sua vida, Are We Good?, foi divulgado esses dias.
O ranzinza não larga o osso da comédia, mas dispensa as iscas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)