Alexandre Soares Silva: O melhor livro soviético do Brasil
Em sua coluna quinzenal para a Crusoé, Alexandre Soares Silva fala de "Torto Arado", o romance de Itamar Vieira Júnior vencedor do último prêmio Jabuti...
Em sua coluna quinzenal para a Crusoé, Alexandre Soares Silva fala de “Torto Arado”, o romance de Itamar Vieira Júnior vencedor do último prêmio Jabuti.
“Comecei a ler o livro. Para ser sincero não estou satisfeito, porque não acho que seja bom, mas ao mesmo tempo não é tão ruim que me dê o prazer de ficar zombando dele.
Mas me digam se isso não é um pouco brega:
“Eu pari esta terra. Deixa ver se a senhora entendeu: esta terra mora em mim”, bateu com força em seu peito, “brotou em mim e enraizou.” “Aqui”, bateu novamente no peito, “é a morada da terra. Mora aqui em meu peito porque dela se fez minha vida, com meu povo todinho. No meu peito mora Água Negra, não no documento da fazenda da senhora e de seu marido. Vocês podem até me arrancar dela como uma erva ruim, mas nunca irão arrancar a terra de mim.”
(…) Com seus campesinos nobres lutando contra a opressão, e fazendo discursos cheios de dignidade sobre o que é o certo e o errado, Torto Arado é o melhor livro de literatura soviética escrito no Brasil nos últimos três anos.”
LEIA AQUI a íntegra da coluna; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)