Toyota Stout, a nova picape monobloco brasileira
A Toyota anunciou o lançamento da picape intermediária monobloco Stout no Brasil em 2026.
O mercado automobilístico está sempre em evolução, e a Toyota está prestes a lançar mais uma inovação que promete impactar o setor: a picape intermediária monobloco que possivelmente será chamada de Toyota Stout.
Desenvolvida no Brasil, essa picape representa um marco na estratégia da marca para competir no segmento de picapes de médio porte, mirando concorrentes como a Fiat Toro, Ford Maverick e outras futuras entradas no mercado.
Desenvolvimento e inovação da Toyota Stout
Os planos para a nova picape estão bem avançados. Com lançamento previsto para 2026, a Toyota já iniciou o desenvolvimento de peças no Brasil. Fornecedores locais estão envolvidos na criação de protótipos de diversos componentes essenciais, incluindo sistemas de suspensão, faróis e elementos de acabamento interno.
Estas peças serão fundamentais para a fabricação em série da Stout, uma vez que formarão as bases dos moldes de produção.
Qual será a plataforma e estrutura da Toyota Stout?
A Toyota Stout utilizará a plataforma TNGA-C, já conhecida por seu uso no Corolla Cross. Esta escolha permite integrar componentes já consolidados, como as colunas A e B, enquanto traz um desenho exclusivo para a porção traseira da carroceria. O entre-eixos alongado é uma característica notável, diferindo da base estrutural tradicional para oferecer mais espaço e funcionalidade.
Design inspirado no conceito EPU
O visual da Stout tomará inspiração no conceito elétrico EPU, alinhando-se à tendência de design inovador que a Toyota busca incorporar em seus novos modelos. Esta estratégia visa não apenas atender às expectativas de inovação dos consumidores, mas também posicionar a Stout como uma picape que mistura o melhor do design moderno com a funcionalidade prática.
Tecnologia e motorização
A grande novidade tecnológica da Toyota Stout está na sua motorização híbrida flex plug-in (PHEV). A picape será equipada com um sistema de baterias de íons de lítio de 13,6 kWh, capaz de fornecer autonomia de até 50 km em modo puramente elétrico.
Este sistema vem complementado por um motor 2.0 Dynamic Force, que utiliza o ciclo Atkinson para otimização energética. A capacidade de combinar 152 cv do motor a combustão com 163 cv do motor elétrico, totalizando 223 cv, proporciona um desempenho robusto.
- Motor 2.0 Dynamic Force, ciclo Atkinson
- Baterias de íons de lítio, capacidade de 13,6 kWh
- Potência combinada de até 223 cv
- Câmbio e-CVT de nova geração
Versões de entrada e variedades
A Stout oferecerá também versões de entrada, equipadas com o motor 2.0 Dynamic Force em uma configuração apenas flex e com ciclo Otto, sem a parte elétrica. Nesta versão, a potência será de 175 cv, com um torque de 20,8 kgfm, otimizado pelo câmbio CVT de dez marchas simuladas. Esta configuração atende a um público que busca a robustez de uma picape sem a complexidade de tecnologias híbridas.
A expectativa é que a Toyota Stout, ou projeto 150D, reforce a presença da marca no mercado de picapes, combinando inovação com tradição, e atendendo às demandas de consumidores que buscam eficiência energética e design contemporâneo em seus veículos.
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