Toyota prioriza híbridos a gasolina para o futuro sustentável
Entenda a estratégia da Toyota em relação aos veículos elétricos,
A Toyota tem se destacado por sua busca constante de soluções alternativas aos veículos totalmente elétricos, concentrando-se especialmente no desenvolvimento de modelos híbridos. Essa estratégia é evidente em veículos de grande porte e motores a diesel, tais como o Land Cruiser e a Hilux, que possuem versões híbridas leves com um sistema de 48 Volts. O dilema enfrentado pela montadora, entretanto, reside na eficácia dos híbridos completos e plug-ins comparados aos motores a gasolina.
Apesar de reconhecer a importância dos motores a diesel no mercado global, a Toyota está inclinada a priorizar tecnologias a gasolina. O engenheiro-chefe da nova Série 250 do Land Cruiser Prado, Keita Moritsu, destaca que, frente às regulações internacionais de emissões, os motores a gasolina emergem como a opção mais viável e eficaz.
Por que a gasolina é preferida em híbridos complexos?
O principal atrativo dos motores a gasolina para sistemas híbridos complexos se deve ao papel do motor elétrico em proporcionar torque adicional nas baixas rotações. Essa característica já é intrínseca aos motores a diesel, tornando redundante a eletrificação nesse aspecto.
Assim, a combinação de motor a gasolina com eletrificação possibilita otimizações significativas que não seriam alcançadas em motores a diesel.
A Toyota vai investir em híbridos a diesel?
A aparente resistência da Toyota em desenvolver híbridos a diesel mais robustos se traduz na designação de seu sistema híbrido leve como ‘V-Active’, distanciando-o dos sistemas híbridos mais avançados que empregam motores a gasolina com baterias maiores e motores elétricos mais potentes.
Isso se deve ao fato de que os benefícios adicionais proporcionados pelos motores elétricos nesses sistemas são limitados em motores a diesel, conforme mencionado por engenheiros da empresa.
Quais são os planos de futuro para híbridos a gasolina?
No momento, a Toyota concentra seus esforços principalmente nos mercados dos EUA e China, onde a demanda por veículos híbridos a gasolina é mais expressiva. Keita Moritsu ressalta que essas regiões são prioridades para o desenvolvimento e aprimoramento dessa tecnologia. Os investimentos em híbridos a gasolina visam atender tanto às exigências regulamentares quanto às preferências dos consumidores nessas áreas.
Desafios e perspectivas da estrutura híbrida da Toyota
O desenvolvimento de uma estrutura híbrida apropriada, que equilibre eficiência e desempenho, é um desafio contínuo para a Toyota. Como Russel Tomlinson, engenheiro da Toyota Austrália, sugere, existem possibilidades de o motor elétrico atuar em regimes de rotação média, mas essa aplicação ainda exige engenharia avançada para se tornar viável e lucrativa. Assim, a Toyota continua a explorar alternativas que maximizem os benefícios da eletrificação nos veículos a gasolina.
Em resumo, a Toyota está estrategicamente posicionada na evolução das tecnologias híbridas, com foco em motores a gasolina, devido às suas vantagens sobre os motores a diesel em sistemas mais complexos. A empresa permanece comprometida com a inovação e o desenvolvimento para atender as normas globais de emissões e eficiência, mantendo sua liderança em soluções sustentáveis de mobilidade.
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