Punto T-Jet: O retorno do hatch esportivo que conquistou corações
Conheça o Fiat Punto T-Jet, o hatch esportivo que marcou época com seu estilo arrojado e desempenho impressionante.
Quando foi lançado no Brasil em 2009, o Punto T-Jet trouxe uma nova vida ao segmento dos hatchs esportivos, marcando presença com sua aparência arrojada e desempenho notável. A versão turbinada rapidamente ganhou uma legião de fãs. Contudo, com o passar dos anos e a falta de atualizações mecânicas, o modelo acabou ficando atrás de concorrentes como Peugeot 208 GT e Renault Sandero R.S.
Apesar da forte concorrência, o Punto T-Jet continua sendo lembrado pelo seu estilo marcante. Após o facelift de 2012, o carro apresentou para-choques alargados, grades com trama de colmeia e dupla saída de escape. Além disso, rodas de 17 polegadas e acabamentos distintos ajudaram a manter o apelo visual.
Punto T-Jet: O desempenho de um verdadeiro esportivo
O Punto T-Jet é mais do que apenas uma aparência esportiva. Equipado com um motor 1.4 16V turbo que entrega 152 cavalos e 21,1 mkgf entre 2.250 e 4.500 RPM, ele proporciona uma experiência de direção emocionante. Durante testes, alcançou 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e registrou boas médias de consumo de 10,4/13,1 km/l em ciclos urbano e rodoviário.
O motor, no entanto, não possui injeção direta, comando variável e é movido apenas a gasolina, o que o distanciou de alguns rivais modernizados. O câmbio manual de cinco marchas, embora confiável, também acaba ficando atrás dos câmbios de seis marchas dos concorrentes.
O interior do Punto T-Jet é confortável?
Sim, o interior do Punto T-Jet impressiona. Os bancos possuem apoios laterais generosos, ideais para uma condução esportiva. Além disso, o painel de instrumentos conta com uma tela digital, que exibe a pressão do turbo em gráficos atraentes. Outro destaque é o Seletor DNA, que permite ao motorista escolher entre modos Dynamic, Normal e Autonomy, ajustando a resposta do motor conforme a necessidade.
- Dynamic
- Normal
- Autonomy
Quais são os problemas comuns do Punto T-Jet?
Apesar dos muitos pontos positivos, o Punto T-Jet tem alguns problemas recorrentes. Entre eles, a falta de resposta do motor em baixas rotações e a dificuldade com o engate do câmbio, especialmente entre a segunda e terceira marchas. O bocal do tanque de combustível e a tampa do porta-luvas também são fontes comuns de reclamações.
- Baixa resposta em baixas rotações
- Trocas imprecisas no câmbio
- Bocal do tanque de combustível problemático
- Tampa do porta-luvas defeituosa
Ficha técnica do Fiat Punto T-Jet
Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1,368 cm³, 152 cv a 5.500 rpm, 21,1 mkgf entre 2.250 e 4.500 rpm
Câmbio: Manual, 5 marchas
Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteira); sólidos (traseira)
Dimensões: Comprimento 406,5 cm; altura 150,1 cm; largura 172,7 cm; entre-eixos 251 cm; peso, 1,263 kg; porta-malas 280l; tanque 60 litros
Em essência, o Punto T-Jet se destaca não apenas por sua vertente esportiva, mas por ser um hatch que oferece conforto e diversão. Mesmo com alguns desafios, ele permanece sendo uma escolha interessante para aqueles que buscam performance e estilo em um carro usado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)