Punto T-Jet: O retorno do hatch esportivo que conquistou corações Punto T-Jet: O retorno do hatch esportivo que conquistou corações
O Antagonista

Punto T-Jet: O retorno do hatch esportivo que conquistou corações

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 10.09.2024 15:37 comentários
Carros

Punto T-Jet: O retorno do hatch esportivo que conquistou corações

Conheça o Fiat Punto T-Jet, o hatch esportivo que marcou época com seu estilo arrojado e desempenho impressionante.

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 10.09.2024 15:37 comentários 0
Punto T-Jet: O retorno do hatch esportivo que conquistou corações
Foto: Rutger van der Maar, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Quando foi lançado no Brasil em 2009, o Punto T-Jet trouxe uma nova vida ao segmento dos hatchs esportivos, marcando presença com sua aparência arrojada e desempenho notável. A versão turbinada rapidamente ganhou uma legião de fãs. Contudo, com o passar dos anos e a falta de atualizações mecânicas, o modelo acabou ficando atrás de concorrentes como Peugeot 208 GT e Renault Sandero R.S.

Apesar da forte concorrência, o Punto T-Jet continua sendo lembrado pelo seu estilo marcante. Após o facelift de 2012, o carro apresentou para-choques alargados, grades com trama de colmeia e dupla saída de escape. Além disso, rodas de 17 polegadas e acabamentos distintos ajudaram a manter o apelo visual.

Punto T-Jet: O desempenho de um verdadeiro esportivo

O Punto T-Jet é mais do que apenas uma aparência esportiva. Equipado com um motor 1.4 16V turbo que entrega 152 cavalos e 21,1 mkgf entre 2.250 e 4.500 RPM, ele proporciona uma experiência de direção emocionante. Durante testes, alcançou 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e registrou boas médias de consumo de 10,4/13,1 km/l em ciclos urbano e rodoviário.

O motor, no entanto, não possui injeção direta, comando variável e é movido apenas a gasolina, o que o distanciou de alguns rivais modernizados. O câmbio manual de cinco marchas, embora confiável, também acaba ficando atrás dos câmbios de seis marchas dos concorrentes.

O interior do Punto T-Jet é confortável?

Sim, o interior do Punto T-Jet impressiona. Os bancos possuem apoios laterais generosos, ideais para uma condução esportiva. Além disso, o painel de instrumentos conta com uma tela digital, que exibe a pressão do turbo em gráficos atraentes. Outro destaque é o Seletor DNA, que permite ao motorista escolher entre modos Dynamic, Normal e Autonomy, ajustando a resposta do motor conforme a necessidade.

  • Dynamic
  • Normal
  • Autonomy

Quais são os problemas comuns do Punto T-Jet?

Apesar dos muitos pontos positivos, o Punto T-Jet tem alguns problemas recorrentes. Entre eles, a falta de resposta do motor em baixas rotações e a dificuldade com o engate do câmbio, especialmente entre a segunda e terceira marchas. O bocal do tanque de combustível e a tampa do porta-luvas também são fontes comuns de reclamações.

  1. Baixa resposta em baixas rotações
  2. Trocas imprecisas no câmbio
  3. Bocal do tanque de combustível problemático
  4. Tampa do porta-luvas defeituosa

Ficha técnica do Fiat Punto T-Jet

Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1,368 cm³, 152 cv a 5.500 rpm, 21,1 mkgf entre 2.250 e 4.500 rpm

Câmbio: Manual, 5 marchas

Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteira); sólidos (traseira)

Dimensões: Comprimento 406,5 cm; altura 150,1 cm; largura 172,7 cm; entre-eixos 251 cm; peso, 1,263 kg; porta-malas 280l; tanque 60 litros

Em essência, o Punto T-Jet se destaca não apenas por sua vertente esportiva, mas por ser um hatch que oferece conforto e diversão. Mesmo com alguns desafios, ele permanece sendo uma escolha interessante para aqueles que buscam performance e estilo em um carro usado.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Médico de Lula: sangramento que levou a cirurgia foi "mais importante"

Visualizar notícia
2

Lula passa por cirurgia de emergência para drenar hematoma cerebral

Visualizar notícia
3

Escritor Dalton Trevisan morre aos 99 anos em Curitiba

Visualizar notícia
4

Gleisi Hoffmann não desiste

Visualizar notícia
5

Lula e os limites do SUS

Visualizar notícia
6

Barroso anuncia sexta temporada do inquérito das fake news

Visualizar notícia
7

Alckmin assume agenda de Lula após cirurgia de emergência

Visualizar notícia
8

Herói do metrô de Nova York "nunca mais terá um dia de paz", diz defesa

Visualizar notícia
9

Pimenta no banco de reservas

Visualizar notícia
10

Crusoé: Zelensky pede prisão de Putin e Assad por câmaras de tortura

Visualizar notícia
1

‘Queimadas do amor’: Toffoli é internado com inflamação no pulmão

Visualizar notícia
2

Sim, Dino assumiu a presidência

Visualizar notícia
3

O pedido de desculpas de Pablo Marçal a Tabata Amaral

Visualizar notícia
4

"Só falta ocuparem nossos gabinetes", diz senador sobre ministros do Supremo

Visualizar notícia
5

Explosões em dispositivos eletrônicos ferem mais de 2.500 no Líbano

Visualizar notícia
6

Datena a Marçal: “Eu não bato em covarde duas vezes”; haja testosterona

Visualizar notícia
7

Governo prepara anúncio de medidas para conter queimadas

Visualizar notícia
8

Crusoé: Missão da ONU conclui que Maduro adotou repressão "sem precedentes"

Visualizar notícia
9

Cadeirada de Datena representa ápice da baixaria nos debates em São Paulo

Visualizar notícia
10

Deputado apresenta PL Pablo Marçal, para conter agressões em debates

Visualizar notícia
1

Crusoé: Por que a Rússia prefere esconder Bashar Assad

Visualizar notícia
2

O que é o Handicap Asiático? Entenda como ele funciona nas apostas

Visualizar notícia
3

Tabela do Imposto de Renda 10/12: Confira as mudanças e quem está isento

Visualizar notícia
4

Partidos condicionam apoio ao pacote fiscal à liberação de emendas

Visualizar notícia
5

Sem acordo, Câmara publica pauta sem pacote fiscal de Haddad

Visualizar notícia
6

Crusoé: Governo transitório na Síria acaba em 1º de março

Visualizar notícia
7

CAE do Senado aprova indicados de Lula ao Banco Central

Visualizar notícia
8

Gleisi Hoffmann não desiste

Visualizar notícia
9

Golpes cibernéticos usando Inteligência Artificial: Como detectar e evitar fraudes

Visualizar notícia
10

Lula e os limites do SUS

Visualizar notícia

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo do O Antagonista em primeira mão!

Tags relacionadas

Carro Fiat Hatch esportivo Punto T-Jet
< Notícia Anterior

Disputa pela cadeira de Lira: “Todo mundo está com todo mundo”

10.09.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Deolane Bezerra é presa novamente: justiça ou censura?

10.09.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Xiaomi YU7 marca um novo capítulo no mercado de SUVs elétricos

Xiaomi YU7 marca um novo capítulo no mercado de SUVs elétricos

Visualizar notícia
Domínio chinês no mercado global de carros eletrificados

Domínio chinês no mercado global de carros eletrificados

Visualizar notícia
O fim do Citroën C4 Cactus no Brasil

O fim do Citroën C4 Cactus no Brasil

Visualizar notícia
Alterações significativas nas leis de trânsito para 2025

Alterações significativas nas leis de trânsito para 2025

Visualizar notícia
Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.