Projeto de lei proibindo aplicação de multas de trânsito de madrugada é vetada em Rondônia
Entenda a decisão do prefeito de Porto Velho de vetar um projeto de lei
Recentemente, o prefeito de Porto Velho, no estado de Rondônia, tomou uma decisão polêmica ao vetar um projeto de lei que havia sido aprovado pela Câmara de Vereadores. O Projeto de Lei 4626/24 propunha que fosse proibida a aplicação de multas municipais de trânsito por ultrapassagem em sinal vermelho entre as 23h e 5h.
A motivação por trás da proposta era a segurança dos motoristas que trafegam durante a madrugada. Nestes horários, é comum que veículos parados em semáforos sejam alvos de assaltos, gerando preocupação entre condutores que eventualmente precisam parar nos semáforos.
Por que a projeto de lei foi vetada?
O prefeito Hildon Chaves decidiu vetar a proposta alegando a sua inconstitucionalidade. Segundo o executivo municipal, a lei aprovada pela câmara local infringia os limites entre o Poder Municipal e o Poder Federal. De acordo com a legislação brasileira, as normas de trânsito são de competência da União, o que impede a ação para alterar a aplicação de multas por sinal vermelho em nível municipal.
Chaves ressaltou que, ao legislar sobre o sistema eletrônico de multas de trânsito, o projeto invadia a competência legislativa federal. Essa interpretação diz respeito ao fato de que leis de trânsito devem seguir normas estabelecidas nacionalmente, prevenindo decisões locais que possam conflitar com regras federais.
Quais são as implicações do veto no projeto de lei?
Com o veto, não será permitida a norma que dispensaria a aplicação de multas durante a madrugada por avanço de sinal em Porto Velho. Isso mantém a cidade alinhada com a legislação federal e as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro, que encaram o avanço de sinal como uma infração grave, garantindo um tratamento uniforme em relação às penalidades de trânsito em todo o território nacional.
Embora a proposta tenha sido vetada pelo prefeito, ainda existe a possibilidade de o veto ser revisado pela Câmara de Vereadores. A sessão para a votação do veto estava programada para o dia 6, onde parlamentares teriam a oportunidade de derrubá-lo ou mantê-lo. Esse processo de deliberação é comum em sistemas legislativos, permitindo que projetos de lei sejam reavaliados à luz de novas discussões.
O que os motoristas devem esperar no futuro?
Com o foco central da proposta sendo a segurança dos motoristas durante a noite, o debate sobre como tornar o trânsito mais seguro vai além da questão das multas. Medidas alternativas, como reforço na segurança pública e melhorias na iluminação urbana, podem ser exploradas para enfrentar o problema dos assaltos nos semáforos à noite.
A prefeitura e os legisladores locais podem buscar soluções que respeitem o equilíbrio entre o rigor necessário para o cumprimento das leis de trânsito e as medidas de segurança pública adequadas para proteger os cidadãos.
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Comentários (1)
Angelo Sanchez
07.11.2024 22:20Muitas cidades não aplicam multas de madrugada, cidades tomadas pelo tráfico e pelo crime organizado, tem o Prefeito como um grande benfeitor.