Novo Renault Duster é totalmente renovado e antecipa futuro no Brasil
O novo Renault Duster, um SUV híbrido com até 145 cv, foi revelado. Espera-se que seja lançado no Brasil em 2025 ou depois.
O Renault Duster europeu está de cara nova! A terceira geração, que teve seu debut com a marca Dacia no fim do ano passado, já está disponível no mercado europeu com a marca Renault. Lançado inicialmente na Turquia, o carro promete revolucionar o segmento com versões híbridas de até 145 cv. Mas a grande expectativa está em sua chegada ao Brasil, prevista apenas para depois de 2026.
O novo Duster apresenta mudanças pontuais em relação ao modelo Dacia, focando em um design mais moderno e atraente. Entre as novidades, destaca-se a grade dianteira com o logotipo Renault escrito por extenso, novas opções de rodas e um logotipo renovado na tampa do porta-malas. Vamos explorar todos os detalhes deste lançamento que promete ser um sucesso.
Novo Renault Duster: O que muda na terceira geração?
Olhando de frente, o Duster europeu conta com faróis de LED com assinatura visual em “Y”. O para-choque possui um skid plate integrado, conferindo resistência e estilo ao SUV. Na traseira, as lanternas também adotam o formato em “Y” e invadem parte da lateral, enfatizando a nova identidade visual do modelo.
As dimensões do novo Duster também chamam atenção. Com 4,34 metros de comprimento, 1,81 metros de largura e 1,66 metros de altura, ele é 14 cm mais comprido que o seu antecessor. A plataforma utilizada é a modular CMF-B, garantindo robustez e versatilidade ao veículo.
Principais novidades no interior do Renault Duster
Por dentro, o destaque fica por conta do novo volante multifuncional, que ostenta o logotipo da Renault. As opções de acabamento dos bancos e portas foram renovadas, oferecendo mais conforto e sofisticação. O painel digital de 7 polegadas e a central multimídia de 10,1 polegadas receberam novos grafismos, proporcionando uma experiência visual mais agradável.
Outra novidade é o freio de mão com acionamento eletrônico, trazendo mais praticidade ao condutor. As versões disponíveis são Evolution e Techno, ambas equipadas com um pacote completo: 6 airbags, ar-condicionado, câmera de ré, pacote ADAS e rodas de 17 polegadas. A versão Techno adiciona funcionalidades extras, como sensor crepuscular, faróis de neblina, carregador sem fio e freios a disco nas quatro rodas.
Desempenho do novo Renault Duster
Debaixo do capô, o novo Duster europeu traz diversas opções de motorização. O grande destaque é a versão híbrida E-Tech, que combina um motor 1.6 a gasolina com um propulsor elétrico, oferecendo juntos 145 cv. Para quem prefere motores a combustão, há uma versão 1.0 turbo de 100 cv e outra híbrida-leve de 48V com um motor 1.2 turbo de 130 cv.
A tração pode ser 4×4 ou dianteira, dependendo da configuração escolhida. O câmbio é um automatizado de dupla embreagem e 6 marchas, o mesmo do Kardian brasileiro, proporcionando uma condução suave e eficiente. Os preços partem de 1.249.000 liras turcas, cerca de R$ 214.000 em conversão direta, variando de acordo com o mercado.
Quando o novo Renault Duster chegará ao Brasil?
Apesar da novidade já estar disponível na Europa e em outros mercados, a previsão é que o novo Renault Duster só chegue ao Brasil após 2025. Aqui, o modelo deverá contar com versões 1.0 turbo e 1.3 turbo, ambas flex. O câmbio provável será um automático CVT ou o automatizado do futuro Kardian.
Além disso, há rumores de que o modelo possa ganhar uma versão de 7 lugares baseada no conceito Dacia Bigster, o que aumentaria ainda mais sua atratividade entre os consumidores brasileiros.
Outras especificações do Renault Duster 2024
- Comprimento: 4,34 metros
- Largura: 1,81 metros
- Altura: 1,66 metros
- Plataforma: Modular CMF-B
- Faróis: LED com assinatura “Y”
- Lanternas: Formato “Y”
- Painel Digital: 7 polegadas
- Central Multimídia: 10,1 polegadas
- Freio de Mão: Eletroeletrônico
- Rodas: 17 polegadas
O novo Renault Duster chegou para realinhar o segmento de SUVs com tecnologia e design inovadores.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)