IAA Transportation 2024: O futuro dos caminhões elétricos na Mercedes-Benz IAA Transportation 2024: O futuro dos caminhões elétricos na Mercedes-Benz
O Antagonista

IAA Transportation 2024: O futuro dos caminhões elétricos na Mercedes-Benz

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 29.09.2024 16:37 comentários
Carros

IAA Transportation 2024: O futuro dos caminhões elétricos na Mercedes-Benz

O caminhão elétrico promete sustentabilidade e eficiência no transporte pesado.

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 29.09.2024 16:37 comentários 0
IAA Transportation 2024: O futuro dos caminhões elétricos na Mercedes-Benz
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

A IAA Transportation, a maior feira de veículos pesados do mundo, realizada anualmente em Hannover, Alemanha, destacou em 2024 que a tendência de eletrificação não se limita apenas aos automóveis. Diversas marcas mostraram suas inovações, incluindo a Mercedes-Benz, que apresentou um passo significativo rumo ao futuro dos caminhões elétricos.

Durante o evento, a Mercedes-Benz chamou atenção com o lançamento comercial do eActros 600, um caminhão de 22 toneladas equipado com três motores elétricos. A marca alemã pretende estabelecer novos padrões de sustentabilidade e eficiência no setor de transporte pesado.

Qual o impacto do eActros 600 no transporte de cargas?

Segundo a Mercedes-Benz, o eActros 600 promete uma durabilidade impressionante. Após percorrer aproximadamente 1,2 milhão de quilômetros ao longo de 10 anos, o caminhão manterá 80% da integridade de sua bateria, garantindo maior vida útil e menor necessidade de manutenção. Isso oferece uma alternativa robusta e econômica aos tradicionais caminhões a diesel.

No entanto, a feira também trouxe à tona a crescente popularidade dos modelos movidos a célula de hidrogênio, evidenciando um mercado diversificado e em constante evolução.

Visual interno do eActros 600 (Foto: Mercedes-Benz/Divulgação)

O futuro do diesel no mercado de caminhões

Com o avanço das tecnologias alternativas, surge a pergunta: como fica o diesel? Durante uma coletiva de imprensa, Karin Radström, CEO global da Mercedes-Benz Trucks, afirmou que o diesel ainda desempenha um papel crucial no transporte pesado, especialmente em regiões como a Europa.

“O diesel ainda é muito importante na Europa e em outros lugares do mundo. Por isso, não posso dizer que existe uma previsão de quando a Mercedes-Benz vai parar de produzir esses motores e lucrar com modelos a diesel. Nosso objetivo é, gradualmente, caminhar para um futuro mais sustentável”, comentou Karin.

A importância do hidrogênio

Karin Radström também destacou que a Mercedes-Benz está investindo no estudo e desenvolvimento do hidrogênio como uma alternativa viável. No Brasil, Jefferson Ferrarez, vice-presidente da Mercedes-Benz Caminhões, mencionou que o hidrogênio será particularmente relevante para trajetos mais longos devido à sua maior autonomia e infraestrutura.

Etanol e diesel: Uma combinação possível?

Outra discussão interessante levantada na feira foi a possível utilização de etanol, um combustível abundante no Brasil, nos caminhões Mercedes-Benz. Segundo Karin, essa ideia está sendo analisada, mas há desafios técnicos como a eficiência térmica e a taxa de compressão que precisam ser superados.

O etanol possui uma eficiência térmica de cerca de 30%, enquanto o diesel é de aproximadamente 43%. Isso significa que o etanol aproveita menos energia gerada pela combustão, necessitando de ajustes nos motores para otimizar o desempenho.

  • Taxa de compressão do etanol: 14:1
  • Taxa de compressão do diesel: 18:1

A CEO da Mercedes-Benz concluiu que, embora a combinação entre diesel e etanol possa ser uma boa alternativa no futuro, “ainda estamos em uma fase de estudos e não temos uma conclusão definitiva”.

Perspectivas para o futuro

Os avanços apresentados na IAA Transportation 2024 mostram que o futuro dos caminhões está direcionado à sustentabilidade por meio da eletrificação e do hidrogênio. Mesmo assim, o diesel continua a ser uma peça importante no mercado atual. A possibilidade de combinar diesel e etanol abre novas frentes para um futuro ainda mais eficiente e sustentável.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Kalil é médico ou assessor de imprensa de Lula?

Visualizar notícia
2

Crusoé: Secom confirma encontro entre Lula e empresário Jorge Seripieri Filho

Visualizar notícia
3

Crusoé: Toffoli remói fake news contra Transparência Internacional

Visualizar notícia
4

Governo Lula não faz lição de casa e culpa BC

Visualizar notícia
5

Governo tenta reinserir armas no “imposto do pecado” e sofre derrota

Visualizar notícia
6

Crusoé: Israel alcança superioridade aérea na Síria

Visualizar notícia
7

Alta de juros é atestado de burrice de Lula

Visualizar notícia
8

Um contexto para a ata do Copom de Gleisi

Visualizar notícia
9

A direita que a esquerda gosta está babando para derrubar Caiado

Visualizar notícia
10

Zanin diverge de Moraes sobre pena a Roberto Jefferson

Visualizar notícia
1

‘Queimadas do amor’: Toffoli é internado com inflamação no pulmão

Visualizar notícia
2

Sim, Dino assumiu a presidência

Visualizar notícia
3

O pedido de desculpas de Pablo Marçal a Tabata Amaral

Visualizar notícia
4

"Só falta ocuparem nossos gabinetes", diz senador sobre ministros do Supremo

Visualizar notícia
5

Explosões em dispositivos eletrônicos ferem mais de 2.500 no Líbano

Visualizar notícia
6

Datena a Marçal: “Eu não bato em covarde duas vezes”; haja testosterona

Visualizar notícia
7

Governo prepara anúncio de medidas para conter queimadas

Visualizar notícia
8

Crusoé: Missão da ONU conclui que Maduro adotou repressão "sem precedentes"

Visualizar notícia
9

Cadeirada de Datena representa ápice da baixaria nos debates em São Paulo

Visualizar notícia
10

Deputado apresenta PL Pablo Marçal, para conter agressões em debates

Visualizar notícia
1

Saque-Aniversário do FGTS 13/12: Como calcular o valor disponível e seus benefícios

Visualizar notícia
2

A direita que a esquerda gosta está babando para derrubar Caiado

Visualizar notícia
3

Crusoé: "Um dia o Irã será livre", diz Netanyahu ao povo iraniano

Visualizar notícia
4

Governo Lula não faz lição de casa e culpa BC

Visualizar notícia
5

A “aberração” de Fux

Visualizar notícia
6

Dino reclama de piti dando piti

Visualizar notícia
7

Zanin diverge de Moraes sobre pena a Roberto Jefferson

Visualizar notícia
8

Mufasa: O Rei Leão retorna às telas surpreendendo a crítica

Visualizar notícia
9

Crusoé: Israel alcança superioridade aérea na Síria

Visualizar notícia
10

Crusoé: Toffoli remói fake news contra Transparência Internacional

Visualizar notícia

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo do O Antagonista em primeira mão!

Tags relacionadas

caminhões elétricos eActros 600 IAA Transportation Mercedes-Benz transporte de cargas
< Notícia Anterior

Estiagem atinge níveis históricos no Amazonas

29.09.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Gusttavo Lima cancela show de 1 milhão

29.09.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Latin NCAP avalia a segurança da Ranger e Amarok

Latin NCAP avalia a segurança da Ranger e Amarok

Visualizar notícia
BMW XM, a nova adição de prestígio na coleção de Cristiano Ronaldo

BMW XM, a nova adição de prestígio na coleção de Cristiano Ronaldo

Visualizar notícia
Projeto de Lei 2160/2023 é aprovado e muda o futuro dos agentes de trânsito

Projeto de Lei 2160/2023 é aprovado e muda o futuro dos agentes de trânsito

Visualizar notícia
Defender 2024: O SUV de luxo que redefine aventuras Off-Road

Defender 2024: O SUV de luxo que redefine aventuras Off-Road

Visualizar notícia
Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.