Xandão deve participar do 7 de Setembro de Lula
Integrantes do governo querem passar uma demonstração de força ao magistrado durante o desfile cívico-militar
O ministro do STF Alexandre de Moraes foi convidado pelo presidente Lula para participar do desfile cívico-militar de 7 de Setembro que será realizado na Esplanada dos Ministérios no próximo sábado. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmada por O Antagonista.
Moraes já sinalizou ao Palácio do Planalto que pretende ir ao evento. A expectativa é que ele fique no palanque do governo, ao lado de outras autoridades como os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
A ideia de integrantes do Palácio do Planalto, conforme apurou este portal, é que a imagem de Moraes ao lado de Lula seja vista como um sinal de força ao ministro do STF, que tem sido alvo de um movimento pelo seu impeachment promovido pela oposição.
Na visão de integrantes do governo Lula, as decisões de Moraes – apesar de polêmicas – foram fundamentais para se “preservar a democracia”. As decisões do ministro também foram endossadas por integrantes de partidos satélites como PSOL, PCdoB e PSB.
É comum Alexandre de Moraes participar do 7 de Setembro?
Em anos anteriores, apenas os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) eram chamados para participar do ato. Em 2022, diante da possibilidade de exploração política da imagem do evento, os integrantes dos Tribunais Superiores evitaram aparecer no desfile cívico-militar daquele ano.
Moraes passou a ser alvo da oposição principalmente após a suspensão do X. Decisão essa reafirmada pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal. O Novo, por sua vez, apresentou uma Ação por Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) para tentar sustar a decisão de Moraes.
Pela tarde, Moraes será alvo de protestos na avenida Paulista. Os manifestantes vão reforçar o pedido de impeachment do magistrado e pretende pressionar o presidente do Senado a dar seguimento a uma nova denúncia por crime de responsabilidade, que será apresentada na semana que vem.
Aumenta pressão por impeachment de Moraes. Assista:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)