Volare Attack 9 promete ser a nova revolução dos micro-ônibus híbridos no Brasil
Saiba mais sobre essa solução verde para o transporte coletivo.
Muito se fala que os híbridos flex são a solução para tornar o setor automotivo sustentável no Brasil. Para que isso aconteça, porém, a mudança deve ir além dos automóveis, chegando aos veículos de maior porte. E é exatamente isso que a Volare quer proporcionar.
A empresa, que é a divisão de micro-ônibus da Marcopolo, apresentou durante a Lat.Bus 2024 o Volare Attack 9. O nome até parece de um esportivo, mas, na verdade, esse é o primeiro micro-ônibus híbrido a etanol com tecnologia de extensor de alcance (EREV). E toda a sua mecânica é nacional.
O que é a tecnologia de extensor de alcance EREV?
Essa mecânica ainda é inédita no Brasil, inclusive nos carros de passeio. Diferente dos outros híbridos (MHEV, HEV e PHEV), no EREV o motor a combustão atua somente como gerador e nunca traciona as rodas. Esse trabalho fica restrito só aos motores elétricos.
Com isso, o motor a combustão pode trabalhar apenas quando necessário e sempre na sua faixa ideal de funcionamento, na qual consome menos combustível e, consequentemente, emite menos poluentes. Logo, na prática, o EREV funciona como um elétrico, por isso recebe esse nome: Extended Range Electric Vehicle, ou Veículo Elétrico de Alcance Estendido.
O mais importante disso é dispensar grandes baterias, que além de caras são pesadas e acabam comprometendo a eficiência.
Quais os benefícios do Volare Attack 9 para o ambiente?
Na parte mecânica, o Volare Attack 9 é praticamente brasileiro. Isso porque ele terá motor elétrico, baterias, inversores e geradores da empresa brasileira WEG. Já o motor a combustão é o 1.0 TCe da HORSE, a subsidiária criada pela Renault e Geely, fabricado no Paraná. É o mesmo motor que equipa o Renault Kardian.
Essa combinação ecológica não só reduz a dependência de combustíveis fósseis como também diminui significativamente a emissão de poluentes. Além disso, por utilizar etanol, um biocombustível amplamente disponível no Brasil, o impacto ambiental é ainda menor.
Como funciona o sistema EREV no Volare Attack 9?
No SUV, este motor 1.0 turbo entrega até 125 cv e 22,5 kgfm com etanol. Mas neste ônibus o importante é que ele atuará como gerador enviando energia diretamente para um motor elétrico traseiro com 100 cv e 50 kgfm (combinado a uma transmissão automatizada de quatro marchas) e o restante será acumulado em três packs de baterias que somam 122 kWh.
- Motor 1.0 TCe da HORSE: Atua como gerador de energia.
- Motor elétrico traseiro: 100 cv e 50 kgfm.
- Três packs de baterias: Totalizam 122 kWh.
- Autonomia: 450 km com um tanque de 200 litros de etanol.
Quando o Volare Attack 9 estará disponível no mercado?
A Volare, que tem fábricas em Caxias do Sul (RS) e em São Mateus (ES), quer colocar seu micro-ônibus híbrido no mercado em breve. A ideia é que ele comece a ser vendido em 2026.
Com essa iniciativa, a Volare não só pretende inovar o setor de transporte coletivo no Brasil, mas também almeja contribuir significativamente para a sustentabilidade e economia de recursos naturais.
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