Você sabe quem Bolsonaro apoia em São Paulo?
Apenas 29% do eleitorado paulistano sabe do discreto apoio do ex-presidente à reeleição do prefeito de São Paulo, segundo pesquisa Genial/Quaest
Jair Bolsonaro (à direita na foto) entregou uma medalha de “imbrochável”, seu grande emblema de honra, a Ricardo Nunes (MDB, ao centro na foto) durante encontro em 14 de junho para afinar a chapa de reeleição do prefeito de São Paulo, com o provável vice Ricardo Mello Araújo (à direita na foto). Na ocasião, o ex-presidente disse que continua “fechado” com o emedebista, mas apenas 29% do eleitorado paulistano sabe disso, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 27.
Leia mais: Datena, mais rejeitado que Boulos
Para 10% dos eleitores, Bolsonaro está com o coach Pablo Marçal (PRTB), que agita a pré-campanha em busca de atenção e votos — ele recebeu a medalha de “imbrochável” dias antes de Nunes, e o provocou, dizendo que o prefeito nunca ganharia a honraria. Outros 10% chutaram que o ex-presidente deve apoiar o apresentador José Luiz Datena (PSDB).
Além disso, 38% disseram não saber quem Bolsonaro apoia. Um detalhe ajuda a entender por quê: não há nada nos feeds de rede social do ex-presidente sobre a entrega da medalha de “imbrochável” a Nunes, por exemplo.
Foram ouvidos 1.002 eleitores de 22 a 25 de junho. A pesquisa tem confiabilidade de 95% e margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
E Tarcísio?
O apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a Nunes está tão claro quanto o de Bolsonaro: apenas 31% sabem dele, enquanto 41% dizem não saber. Do outro lado do polo político, as coisas já estão bem mais claras, o que não é exatamente uma boa notícia para o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP).
O apoio de Lula ao pré-candidato socialista está claro para 50% dos paulistanos, ao custo de um crime eleitoral. O petista foi multado em módicos 20 mil reais por pedir voto explicitamente para seu avatar em São Paulo durante o esvaziado ato de 1º de Maio na capital paulista. Apenas 30% não sabem do apoio de Lula a Boulos.
Corrida
Segundo a pesquisa, no cenário com todos os pré-candidatos, Nunes aparece à frente, com 22%, mas tecnicamente empatado com Boulos (21%) e Datena (17%). Marçal é o quarto, com 10%, empatado na margem de erro com a deputada federal Tabata Amaral (PSB, com 6%) e com Marina Helena (Novo, com 4%). O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) tem 3%. Indecisos somam 7% e os eleitores que optaram por branco, nulo ou não votar são 8%.
A pesquisa indica ainda que 50% dos paulistanos preferiam que o próximo prefeito de São Paulo fosse “independente” de Lula e Bolsonaro. Outros 29% disseram que preferem um aliado do petista, mais do que os 19% que gostariam que um aliado do ex-presidente vencesse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)