Visita alemã ao Brasil deverá ter ênfase em meio ambiente e relações comerciais
A visita do primeiro-ministro alemão ao Brasil, Olaf Scholz, anunciada pelo presidente Lula (PT) em entrevista à Globo News na noite de ontem (18), terá ênfase nas pautas de cooperações ambientais e econômicas...
A visita do primeiro-ministro alemão ao Brasil, Olaf Scholz, anunciada pelo presidente Lula (PT) em entrevista à Globo News na noite de ontem (18), terá ênfase nas pautas de cooperações ambientais e econômicas.
Essa será a segunda visita de autoridades alemãs ao Brasil em menos de um mês. O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, veio à posse presidencial no dia primeiro de janeiro. O cargo de Seinmeier é protocolar, sem decisão na formulação de políticas do país.
Scholz estará aqui no dia 30, garantiu o petista. Na república alemã, é ele quem dá as cartas, de fato.
O chanceler deve vir acompanhado do ministro para Assuntos Econômicos e de um grupo com cerca de 10 a 15 empresários para tratar de relações comerciais. A passagem pelo Brasil será rápida, já que, possivelmente, os alemães aproveitarão a oportunidade para ir a outros países da América Latina.
Lula e o primeiro ministro mantém um histórico de boas relações, assim como seus partidos políticos, PT e Social-Democrata (SPD), respectivamente.
“Eu quero conversar com ele [Olaf Scholz] também [sobre] o que está acontecendo na Alemanha, porque é um movimento internacional essa extrema-direita”, disse Lula. O presidente pretende propor que nações com líderes “progressistas e democráticos” estabeleçam uma estratégia para impedir o “ressurgimento do nazismo ou do fascismo”.
O presidente já tem uma agenda internacional consolidada pela frente, a começar pela visita ao presidente argentino, Alberto Fernández, no próximo domingo (22). Em 10 de fevereiro, ele vai a Washington se encontrar com Joe Biden. Ainda em março, Lula viajará para a China, onde terá conversas bilaterais com o premiê Xi Jinping.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)