Veja como fazer o Calendário Financeiro da sua empresa para 2024
Utilizar a ferramenta permite ao empreendedor se planejar com antecedência para cumprir todas as obrigações financeiras e evitar penalidades pelo descumprimento de prazos.
De acordo com especialistas, o calendário financeiro é um instrumento que ajuda as empresas a organizarem suas atividades financeiras ao longo do ano.
Com ele, é possível visualizar facilmente:
- Prazos para os pagamentos de impostos
- Datas de fechamentos de contas a pagar e a receber
- Períodos para entrega dos relatórios financeiros
- Vencimentos dos contratos
Utilizar essa metodologia permite ao empreendedor se planejar com antecedência para cumprir todas as obrigações financeiras e, com isso, evitar penalidades pelo descumprimento de prazos.
A importância de se ter um calendário financeiro
O calendário financeiro é uma ferramenta de planejamento e de controle financeiro.
Quando bem usado, ele permite identificar com antecedência situações que, se não gerenciadas, pode levar a empresa a enfrentar sérios problemas de caixa.
Ter visibilidade dos compromissos financeiros evita surpresas desagradáveis.
Além disso, esse recurso ajuda a empresa a se programar melhor, a utilizar de forma mais eficiente seus recursos financeiros e a garantir que todas as datas referentes às obrigações financeiras serão respeitadas.
Como montar um calendário financeiro
A organização de um calendário financeiro começa com a identificação das atividades financeiras que a empresa terá ao longo do ano.
Para fazer essa lista, é preciso contar com a ajuda da equipe financeira, da contabilidade, da equipe de conformidade e da alta direção da empresa.
Após a conclusão dessa lista, o próximo passo é a definição das datas em que as referidas atividades deverão ser realizadas.
Uma vez concluído esse mapeamento, é hora de criar o calendário financeiro. Para isso, você pode usar uma ferramenta de calendário digital ou uma planilha.
Concluídas essas etapas, o calendário precisa ser revisado regularmente.
O planejamento financeiro é um processo dinâmico e, por isso, o calendário financeiro precisa ser constantemente atualizado para refletir as mudanças que ocorrerem.
Algumas dicas para otimizar a gestão financeira ao longo do ano
Além de ser uma ferramenta de organização, o calendário financeiro é também um instrumento que contribui para a eficiência operacional.
Ele permite programar as tarefas financeiras com antecipação, economizando tempo e recursos.
Utilizando ferramentas digitais e fazendo do calendário financeiro um recurso compartilhado com a equipe, fica mais fácil garantir que todas as tarefas serão realizadas a tempo.
Com um pouco de planejamento e organização, é possível tornar a gestão financeira algo menos complexo e muito mais eficiente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)