URGENTE: LULA É ELEITO PRESIDENTE
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT, foto) acaba de ser matematicamente eleito presidente do Brasil em segundo turno. Com 99,4% das urnas apuradas, o petista ficou com 50,87% dos votos, contra 49,13% de Jair Messias Bolsonaro (PL)...
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT, foto) acaba de ser matematicamente eleito presidente do Brasil em segundo turno. Com 99,4% das urnas apuradas, o petista ficou com 50,87% dos votos, contra 49,13% de Jair Messias Bolsonaro (PL).
Em termos numéricos, com quase todos os votos apurados, Lula tem 59.973.179 e Bolsonaro, 57.913.783. A diferença, de pouco mais de 2 milhões de votos, é a mais apertada da história do segundo turno das eleições presidenciais no Brasil.
As eleições de 2022 foram consideradas as mais tensas após a redemocratização, principalmente após o chefe do Poder Executivo questionar a lisura do processo eleitoral por aproximadamente um ano.
O pleito também foi marcado pela antecipação do debate em torno do processo eleitoral. Desde o ano passado, os dois principais postulantes ao cargo iniciaram sua pré-campanha por meio de atos políticos em todo o Brasil.
Essa atitude esvaziou a chamada Terceira Via. Outros nomes como Ciro Gomes (PDT), Eduardo Leite (PSDB), João Doria (sem partido), Simone Tebet (MDB) e Sergio Moro (União Brasil) patinaram nas pesquisas e demoraram a lançar um projeto consistente para furar a polarização Lula x Bolsonaro.
O pleito deste ano também foi o primeiro envolvendo o atual chefe do Poder Executivo e um ex-presidente da República.
Com o resultado de hoje, Bolsonaro também se torna o primeiro presidente da República, após a redemocratização, a não conseguir se reeleger. Antes de Bolsonaro, Fernando Henrique Cardoso, Lula e até Dilma Rousseff haviam obtido um segundo mandato consecutivo.
A campanha Lula x Bolsonaro foi marcada pela ausência de propostas e por um intenso tiroteio entre os dois postulantes ao Palácio do Planalto. Apenas na reta final de campanha Lula aceitou firmar compromissos com o mercado financeiro, comprometendo-se a manter as bases do teto de gastos, e com o público evangélico.
Lula fez apenas algumas promessas pontuais, recuperando projetos de seus adversários, como atualizar a tabela do Imposto de Renda, tema já abordado por Bolsonaro na campanha passada, e instituir um programa de renegociação de dívidas, proposta feita por Ciro Gomes tanto em 2018 quanto em 2022.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)