Urgente: Lula confirma indicação de Cristiano Zanin para o STF
Lula confirmou, nesta quinta-feira (1ª), a indicação de Cristiano Zanin (foto) para o cargo de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado, que atuou como defensor pessoal do presidente nos casos de corrupção da operação Lava Jato, é o favorito para ocupar a cadeira...
Lula confirmou, nesta quinta-feira (1ª), a indicação de Cristiano Zanin (foto) para o cargo de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado, que atuou como defensor pessoal do presidente nos casos de corrupção da operação Lava Jato, é o favorito para ocupar a cadeira por Ricardo Lewandowski, que se aposentou no final de março.
Antecipada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a confirmação foi dada durante entrevista coletiva ao lado presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, em Brasília.
“Todo mundo esperava que eu fosse indicar o [Cristiano] Zanin, não só pelo papel que ele teve na minha defesa, mas, simplesmente, porque eu acho que o Zanin se transformará em um grande ministro da Suprema Corte deste país”, afirmou.
Com a indicação, inicia-se um rito no Senado Federal: a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve agendar uma sabatina com Zanin, em uma data de escolha exclusiva do presidente da comissão, Davi Alcolumbre (União-AP). No caso de André Mendonça, a sabatina ocorreu 141 dias após a sua indicação. No caso de Zanin, a demora deve ser menor, já que Lula se apressou em ter uma agenda com o parlamentar ainda hoje.
Após sua sabatina na CCJ, o nome tem de ser aprovado com maioria simples de 41 votos no plenário do Senado. Com isso, caberá ao STF marcar a data da investidura no cargo.
Aos 47 anos, Zanin se notabilizou como civilista, desde sua graduação em direito pela PUC de São Paulo, em 1999. Em 2004, Zanin se tornou sócio do escritório Teixeira Martins Advogados, no qual se manteve até o ano passado. O caso que lhe deu fama e a cadeira na Suprema Corte foi a defesa de Lula na operação Lava Jato, onde o presidente foi condenado nos casos do triplex do Guarujá (SP) e no sítio de Atibaia (SP).
Lula disse não querer alguém que defenda o governo, mas a atuação de Zanin conseguiu tirar o petista da cadeia em 2019, assim como anular suas condenações em 2021, garantindo seu retorno à Presidência.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)