Um general para conversar com o Congresso
O general Marcus Augusto da Silva Neto (foto) foi escolhido pelo comandante do Exército brasileiro, general Tomás Paiva, para comandar o relacionamento da Força com o Congresso Nacional...
O general Marcus Augusto da Silva Neto (foto) foi escolhido pelo comandante do Exército brasileiro, general Tomás Paiva, para comandar o relacionamento da Força com o Congresso Nacional.
A informação da Folha de S.Paulo foi confirmada por O Antagonista. O documento expedido no último domingo (16), ao qual o site teve acesso, mostra a relação dos oficiais-generais e coronéis que farão movimentações na caserna ou serão promovidos.
O informativo do Exército apresenta os nomes ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, que por sua vez deve encaminhar a Lula as propostas de promoções.
O Antagonista apurou que a estratégia de recolocar um general de duas estrelas na chefia da assessoria parlamentar foi adotada pelo comandante do Exército diante do risco de que pautas de interesse da força sejam derrotadas no Legislativo.
Em uma reunião em fevereiro, Silva Neto recebeu o aval dos 16 generais do Alto Comando do Exército e foi o escolhido para a função. Uma de suas primeiras missões será entender o ânimo do Congresso para a aprovação de uma PEC do PT que visa alterar o artigo 142 da Constituição.
O objetivo dessa PEC é acabar com as operações de Garantia da Lei e da Ordem e fazer as Forças Armadas serem designadas apenas para ajudar missões civis. Além disso, o texto da proposta sugere obrigar militares que quiserem exercer cargos públicos a irem direto para a reserva e veda o uso de cargo, função ou arma para qualquer intervenção política.
Outra missão no radar de Silva Neto é monitorar no Congresso a eventual instalação de uma CPMI para investigar os atos de 8 de janeiro. Nesta terça (18), o presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que a CPMI é um “direito da minoria”, mas não garantiu que ela aconteça —ao contrário, adiou a sessão de hoje, barrando sua instalação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)