“Um ano duro, um ano mole”
Arthur Lira (foto) já começou, claro, a trabalhar pela sua reeleição, no ano que vem. Como mostramos, se reeleito deputado por Alagoas, o deputado terá um caminho mais tortuoso para continuar no comando da Câmara. Um deputado do mesmo partido de Lira disse que ele passou a buscar a reeleição desde o primeiro dia em que assumiu a presidência, em fevereiro de 2021...
Arthur Lira (foto) já começou, claro, a trabalhar pela sua reeleição, no ano que vem. Como mostramos, se reeleito deputado por Alagoas, o deputado terá um caminho mais tortuoso para continuar no comando da Câmara.
Um deputado do mesmo partido de Lira disse que ele passou a buscar a reeleição desde o primeiro dia em que assumiu a presidência, em fevereiro de 2021.
O “estilo Lira”, de fazer promessas olhando no olho dos deputados e negociar individualmente com os críticos, agrada boa parte da Câmara, mas desde o segundo semestre do ano passado surgiram interpretações de que o alagoano estava repetindo aquilo que tanto criticava em Rodrigo Maia: 1) votações ‘na madrugada’; 2) falta de previsibilidade da pauta; 3) ‘patotinhas’ do presidente da Câmara e ‘privilégios’ na distribuição de relatorias importantes; 4) concentração excessiva de poder de decisão nas mãos de líderes.
“Neste ano, ele [Arthur Lira] deve ficar mais mole, vai dar uma amolecida. Vai precisar do nosso voto de novo. É assim mesmo: um ano duro, um ano mole. Neste ano, ele será mais flexível conosco”, afirmou uma liderança partidária.
Ontem, noticiamos como, no início deste ano legislativo, com o sistema remoto em funcionamento, a Câmara tem aproveitado para tratorar projetos polêmicos.
A avaliação das lideranças partidárias é a de que, se Bolsonaro for reeleito, a vida de Lira, um dos maestros do orçamento secreto, ficará fácil. Se Lula ganhar, o presidente da Câmara vai, com o seu “estilo Lira”, buscar o apoio do petista, é evidente. Se algum outro nome chegar ao Planalto, a força do alagoano dependerá do tamanho das bancadas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)