TSE encaminhou a redes sociais 1,5 mil links marcados como “desinformação”
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já encaminhou a redes sociais cerca de 1.5 mil links com conteúdo marcado como potencialmente enganoso ou notadamente falso de redes sociais e sites apenas neste ano...
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já encaminhou a redes sociais cerca de 1.5 mil links com conteúdo marcado como potencialmente enganoso ou notadamente falso de redes sociais e sites apenas neste ano. Os dados são mais de sete vezes o registrado em 2020, e foram compilados pela corte eleitoral e divulgados via Lei de Acesso à Informação, após pedido da agência Fiquem Sabendo.
Dos 1.579 links informados pelo TSE, a grande maioria – cerca de 1.430 – são de vídeos do YouTube, em sua maioria de canais vinculados à extrema-direita que buscam validar o discurso bolsonarista de fraudes no sistema eleitoral.
Nem todos os links foram retirados do ar – o TSE fala de um pedido para o Twitter retirar do ar uma imagem de uma caminhada feita por Lula em Salvador, que teria sido supostamente alterada para parecer maior. A foto continua aberta.
Em alguns dos vídeos do YouTube consultados por O Antagonista, a plataforma vinculada ao Google chegou a incluir informações sobre a segurança das eleições junto aos vídeos. Na maioria dos casos, no entanto, nenhuma medida foi tomada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)