TSE abre nova ação sobre conduta de Bolsonaro no 7 de Setembro
Benedito Gonçalves, ministro do Tribunal Superior Eleitoral, abriu a terceira ação para apurar a conduta do presidente Jair Bolsonaro (foto) durante os eventos de 7 de Setembro. O ministro atendeu a um pedido da candidata Soraya Thronicke, que aponta o suposto desvio de finalidade...
Benedito Gonçalves, ministro do Tribunal Superior Eleitoral, abriu a terceira ação sobre a conduta do presidente Jair Bolsonaro (foto) durante os eventos de 7 de Setembro.
O ministro atendeu a um pedido da candidata Soraya Thronicke, que aponta o suposto desvio de finalidade das comemorações do Bicentenário da Independência.
Na decisão deste domingo, Benedito Gonçalves ordenou também a retirada de propagandas do presidente que usem imagens gravadas durante os atos de 7 de Setembro. Segundo disse, “o que está demonstrado, até o momento, é que estruturas públicas custeadas pelo erário foram aquelas relativas à parte oficial do evento”.
Para o ministro do TSE, segundo análise preliminar, há elementos suficientes para concluir que a associação entre a campanha de Bolsonaro e o evento cívico-militar foi incentivada pelo presidente.
“Os elementos presentes nos autos são suficientes para, em análise perfunctória, concluir que a associação entre a campanha dos réus e o evento cívico-militar foi incentivada pelo próprio Presidente candidato à reeleição, o que pode ter desdobramentos na percepção do eleitorado quanto aos limites dos atos oficiais e dos atos de campanha”, afirmou o ministro do TSE.
No sábado, Benedito Gonçalves atendeu a um pedido da coligação de Lula e determinou que o presidente Jair Bolsonaro e o candidato a vice em sua chapa, Walter Braga Netto, sejam impedidos de usar imagens dos atos de 7 de Setembro no horário eleitoral.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)