Triton Ultimate Racing: Novo carro brasileiro para o rally chega com tudo Triton Ultimate Racing: Novo carro brasileiro para o rally chega com tudo
O Antagonista

Triton Ultimate Racing: Novo carro brasileiro para o rally chega com tudo

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 26.08.2024 09:37 comentários
Brasil

Triton Ultimate Racing: Novo carro brasileiro para o rally chega com tudo

Desenvolvido com tecnologia de ponta, o Triton Ultimate Racing promete elevar o nível das competições.

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 26.08.2024 09:37 comentários 0
Triton Ultimate Racing: Novo carro brasileiro para o rally chega com tudo
Foto: Fernanda Freixosa/Divulgação

O mais importante em um rali cross-country de longa duração é a consistência. Forçar muito o carro na hora errada pode levar a falhas mecânicas, então é preciso encontrar o equilíbrio entre a habilidade do piloto e a resistência da máquina. A Spinelli Racing e a Mitsubishi vivem seu próprio rali há um ano.

Quando o Rally dos Sertões de 2023 terminou, começava o desenvolvimento do primeiro carro brasileiro FIA Ultimate (antiga T1+), capaz de competir na principal categoria das provas de rally raid do circuito mundial. Precisaram correr contra o tempo sem perder a consistência para o carro ficar pronto até o Sertões 2024, que terá sua largada nesta sexta-feira (23) em Brasília (DF). Conseguiram, mas foi com emoção.

Spinelli Racing e seu novo desafio

No início, tudo era aço? Nem tanto. A decisão sobre os principais detalhes, como a carroceria, motor, câmbio, diferenciais e componentes da suspensão já havia sido tomada nos primeiros meses do projeto e foi devidamente contemplada na modelagem digital.

Quando a Spinelli se tornou a equipe oficial da Mitsubishi e, juntas, decidiram construir um novo carro, foram atrás de antigos talentos. O próprio piloto Guilherme (Guiga) Spinelli, hoje CEO da Spinelli Racing, chefiava a divisão de competição da Mitsubishi do Brasil em 2000, quando iniciaram o desenvolvimento da L200 Evolution, já com chassi tubular, para correr no Rally Dakar.

Como foi o desenvolvimento do Triton Ultimate Racing?

O engenheiro chefe do novo carro, Giovanni Godoi, é dessa época. Outro engenheiro da Spinelli, André Bresser, estava na Mitsubishi Racing quando desenvolveram o ASX Racing para correr no Dakar. O chassi de aço carbono até se enquadra nas especificações da FIA, mas sua função é garantir as especificações exatas e ajudar no desenvolvimento dos moldes de algumas peças. Isso inclui componentes como as articulações da suspensão e também o câmbio definitivo, um Sadev SC924 de 6 velocidades.

Esse chassi também recebeu uma primeira carenagem de fibra de vidro, que foi o molde para as peças de fibra de carbono e kevlar, tornando o carro mais leve e resistente. O chassi definitivo, feito em aço cromo-molibdênio, ficaria pronto dali a dois meses. Mudanças, correções e reparos precisam ser facilitados. Tanto que a seção dianteira do chassi é removível, permitindo que o motor seja encaixado em posição central-dianteira e removido facilmente para manutenções.

Quais são os principais componentes do Triton Ultimate Racing?

A confiabilidade coloca tudo em jogo, então muitos componentes são de marcas internacionais também usadas por empresas sul-africana, britânica e alemã que fazem carros Ultimate. Veja alguns dos principais componentes:

  • Conjuntos de molas e amortecedores da holandesa Reiger.
  • Diferenciais da inglesa Xtrac.
  • Pinças de freio da sul-africana PowerBrake.
  • Discos de freio da inglesa AP Racing.
  • Pedais e cilindros de freio da estadunidense Tilton.

Como a Triton Ultimate Racing foi testada?

O Triton Ultimate Racing foi finalizado e testado em pistas off-road com trechos de baixa e alta velocidade. Durante os testes, alterações foram feitas no mapa do motor, nas molas dianteiras e na alavanca de câmbio. Na segunda saída, o carro já ligou com outro ronco, mostrando um vigor diferente e um melhor entendimento entre o piloto Guiga e o câmbio.

Em seu depoimento, Guiga comentou: “Está sendo desafiador para mim, como piloto, porque eu nunca havia pilotado um carro assim, com essas dimensões. É mais largo, o pneu passa de 32 para 37 polegadas, tem mais deformação, e o curso de suspensão é 70 mm maior, então a dinâmica do carro é muito diferente.”

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

X se explica sobre desbloqueio no Brasil

Visualizar notícia
2

Deputado pede investigação de Nísia por desperdiçar R$260 mi em vacinas

Visualizar notícia
3

Ucrânia deixa Rússia desnorteada

Visualizar notícia
4

“Uma vitória de todos que se opõem ao terror”

Visualizar notícia
5

Datena ressuscita o termo maldito "legítima defesa da honra"

Visualizar notícia
6

Carta que denuncia Moraes chega à Casa Branca

Visualizar notícia
7

Marina Helena insiste em acusações contra Tabata

Visualizar notícia
8

Volta do X desmoraliza Moraes?

Visualizar notícia
9

Haddad diz que não se surpreendeu com alta de juros

Visualizar notícia
10

Toffoli ficará pelo menos 14 dias fora do STF após inflamação no pulmão

Visualizar notícia
1

‘Queimadas do amor’: Toffoli é internado com inflamação no pulmão

Visualizar notícia
2

Sim, Dino assumiu a presidência

Visualizar notícia
3

O pedido de desculpas de Pablo Marçal a Tabata Amaral

Visualizar notícia
4

"Só falta ocuparem nossos gabinetes", diz senador sobre ministros do Supremo

Visualizar notícia
5

Explosões em dispositivos eletrônicos ferem mais de 2.500 no Líbano

Visualizar notícia
6

Datena a Marçal: “Eu não bato em covarde duas vezes”; haja testosterona

Visualizar notícia
7

Governo prepara anúncio de medidas para conter queimadas

Visualizar notícia
8

Crusoé: Missão da ONU conclui que Maduro adotou repressão "sem precedentes"

Visualizar notícia
9

Cadeirada de Datena representa ápice da baixaria nos debates em São Paulo

Visualizar notícia
10

Deputado apresenta PL Pablo Marçal, para conter agressões em debates

Visualizar notícia
1

Queimadas: deputado pede investigação de Marina por prevaricação

Visualizar notícia
2

Brasileiro vence Ig Nobel, mas pesquisa sobre respiração anal rouba a cena

Visualizar notícia
3

Professor encontra tesouro enterrado na 2ª Guerra com mapa desenhado pelo pai

Visualizar notícia
4

Após cadeirada, Marçal vai intensificar ataques e promover "DataPovo"

Visualizar notícia
5

STJ suspende pagamento de indenização à família do menino Miguel

Visualizar notícia
6

Ocasio-Cortez inflama retórica antissemita na esquerda americana após explosões

Visualizar notícia
7

Israel usou empresa de fachada para explodir pagers do Hezbollah

Visualizar notícia
8

X se explica sobre desbloqueio no Brasil

Visualizar notícia
9

Carta que denuncia Moraes chega à Casa Branca

Visualizar notícia
10

Marina Helena insiste em acusações contra Tabata

Visualizar notícia

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo do O Antagonista em primeira mão!

Tags relacionadas

Carro Rally Triton Ultimate Racing
< Notícia Anterior

Fake News sobre FGTS: esclarecendo a veracidade das informações

26.08.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Zezé Di Camargo e Graciele Lacerda: Casamento e chá revelação

26.08.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Queimadas: deputado pede investigação de Marina por prevaricação

Queimadas: deputado pede investigação de Marina por prevaricação

Visualizar notícia
UFMG lança Concurso para professor – Salários atraentes e mais!

UFMG lança Concurso para professor – Salários atraentes e mais!

Visualizar notícia
Após cadeirada, Marçal vai intensificar ataques e promover "DataPovo"

Após cadeirada, Marçal vai intensificar ataques e promover "DataPovo"

Wilson Lima Visualizar notícia
STJ suspende pagamento de indenização à família do menino Miguel

STJ suspende pagamento de indenização à família do menino Miguel

Alexandre Borges Visualizar notícia
Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.