TRE da Paraíba intima ex-governador a comprovar inexistência de inelegibilidade
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) intimou o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (foto) a comprovar a inexistência de inelegibilidade, que lhe permitiria concorrer ao Senado pelo PT neste ano. O candidato tem três dias para apresentar os documentos...
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) intimou o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho a comprovar a inexistência de inelegibilidade, que lhe permitiria concorrer ao Senado pelo PT neste ano. O candidato tem três dias para apresentar os documentos.
Coutinho, no entanto, foi condenado em 2020 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político.
Por 6 votos a 1, os ministros mantiveram o entendimento de conduta ilegal nas eleições de 2014, quando ele concorreu à reeleição pelo PSB. A maioria entendeu que Coutinho usou a máquina pública em favor de sua campanha ao aumentar benefícios previdenciários para servidores e a oferta de crédito para empreendedores no estado.
No início do ano, o ex-governador paraibano virou réu na Operação Calvário, que investiga o desvio de R$ 120 milhões da saúde estadual.
Na última semana, um recurso seu ao Supremo Tribunal Federal (STF) acabou negado por Rosa Weber, o que na prática o manteve inelegível.
No entanto, Coutinho concorre sob a campanha de Lula, como nome do partido no estado. Nesta semana, quando questionado sobre casos de corrupção pelo candidato bolsonarista Bruno Roberto (PL), ele ameaçou revelar os “podres” de seu ex-secretário.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)