Tratando de saúde e vida, medida deve ser conservadora, diz Barroso sobre passaporte da vacina
Luís Roberto Barroso (foto), presidente do TSE, disse em coletiva nesta segunda-feira (13) que "se tratando de saúde e vida, adotamos medida mais conservadora", ao ser questionado sobre decisão de determinou a obrigatoriedade do passaporte da vacina para viajantes que entrarem no Brasil...
Luís Roberto Barroso (foto), presidente do TSE, disse em coletiva nesta segunda-feira (13) que “se tratando de saúde e vida, adotamos medida mais conservadora”, ao ser questionado sobre decisão de determinou a obrigatoriedade do passaporte da vacina para viajantes que entrarem no Brasil.
“Parece evidente que, se milhares de pessoas optassem pela quarentena em lugar da vacina, simplesmente não haveria condições de monitorar e o risco seria grande. Nós conseguimos no Brasil uma vacinação muito ampla. O Brasil é um país exemplar em matéria de vacinação. Conseguimos conter o número de mortes, está abaixo de 200 a média. Portanto, não devemos facilitar nessa matéria. O Supremo tem uma tradição de aplicar o que se chama do princípio da precaução. Tratando de vida e saúde, adotamos a medida mais conservadora possível para impedir que as pessoas morram”, disse.
A declaração foi dada por Barroso após o ministro visitar uma fábrica de urnas de Manaus. A visita foi na Boreo Indústria de Componentes, subsidiária da Positivo Tecnologia. A empresa foi vencedora da licitação realizada para a fabricação de urnas eletrônicas das eleições de 2020 e não houve novo certame este ano.
A ministra Rosa Weber, presidente em exercício do STF, marcou para os dias 15 e 16 de dezembro o julgamento virtual no qual os ministros vão decidir se mantêm ou não decisão de Barroso. Segundo a decisão, estrangeiros sem comprovante de imunização não poderão entrar no Brasil. Estão dispensados os viajantes que não se vacinaram por razões médicas ou que venham de país onde comprovadamente não haja vacina disponível.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)