Transparência Internacional cobra atuação do G20 contra corrupção
Para a ONG, o G20 tem tratado a corrupção como uma “preocupação de ordem inferior”
A Transparência Internacional realizou um protesto na tarde de sexta-feira, 15, em que cobrou do G20 uma postura contundente contra a corrupção. Seis parapentes com estampas de notas de 100 dólares sobrevoaram o céu da orla da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro.
O voo dos parapentes terminou em uma faixa que trazia a seguinte pergunta, em inglês: “Quão óbvia a corrupção tem que ser para que vire prioridade para o G20?”.
A campanha ocorreu dois dias antes da Cúpula de Líderes. Pautado pelo presidente Lula, o evento deixou de lado o tema do combate à corrupção.
“A ação de protesto busca confrontar os líderes do G20 por negligenciarem o combate à corrupção e não conseguirem fazer nenhum progresso significativo na questão na última década”, diz a nota divulgada pela Transparência Internacional.
No comunicado divulgado, a entidade afirma ainda que, nos países do G20, “o sigilo financeiro persistente, os facilitadores cúmplices e a insuficiente cooperação facilitam a corrupção transnacional e os fluxos financeiros ilícitos”.
Para a Transparência Internacional, o G20 tem tratado a corrupção como uma “preocupação de ordem inferior”.
“Até aqui, isso significou pouquíssimos compromissos significativos e ainda menos ações (…). Para garantir o progresso, os líderes devem trazer a anticorrupção das margens para o centro da agenda do G20, em 2024 e nos anos seguintes. Ao fazer isso, os líderes do G20 devem colocar todo o seu peso nas reformas prioritárias onde elas podem ter o maior impacto”.
Festival Janjapalooza
O governo Lula pagará uma quantia “simbólica” de 30 mil reais aos 29 artistas confirmados no Janjapalooza, nome com o qual tem sido chamado o festival de música organizado pelo Ministério da Cultura com a ajuda da primeira-dama Janja.
O evento, oficialmente batizado de Aliança Global Festival Contra Fome e a Pobreza, é realizado entre quinta-feira, 14, e sábado, 16, durante a semana do G20, no Rio de Janeiro.
Os artistas confirmados são: Aguidavi do Jejê, Mateus Aleluia, Larissa Luz, Ilessi, Diogo Nogueira, Rachel Reis, Rita Benneditto, Afrocidade, Daniela Mercury, Seu Jorge, Roberto Mendes, Zeca Pagodinho, Mariene de Castro, Marcelle Motta, Pretinho da Serrinha, Teresa Cristina, Roberta Sá, Maria Rita, Fafá de Belém, Kleber Lucas, Jovem Dionísio, Tássia Reis, Jota.Pê, Lukinhas, Romero Ferro, Jaloo, Maria Gadu, Alceu Valença e Ney Matogrosso.
Para bancar o evento, o Ministério da Cultura contará com o apoio das estatais Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal, Itaipu e Petrobras.
A prefeitura do Rio, da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) aparecem também entre os apoiadores do festival.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)