Toffoli determina envio de cópias de peças do caso Tacla Durán ao STF
O ministro Dias Toffoli, do STF, determinou nesta segunda-feira (22) que a 13ª Vara Federal em Curitiba e o TRF-4 enviem ao Supremo as cópias na íntegra de todos os documentos de duas ações penais envolvendo o advogado Rodrigo Tacla Durán no âmbito da Lava Jato...
O ministro Dias Toffoli, do STF, determinou nesta segunda-feira (22) que a 13ª Vara Federal em Curitiba e o TRF-4 enviem ao Supremo cópias na íntegra de todos os documentos de duas ações penais envolvendo o advogado Rodrigo Tacla Durán no âmbito da Lava Jato.
Toffoli herdou o caso de Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. Ele quer saber se houve respeito à determinação de Lewandowski para suspender todos os processos mas sem proferir decisão.
“Verifico que, aparentemente, a determinação de suspensão dos feitos não foi respeitada, mesmo durante o período em que o Ministro Ricardo Lewandoswki oficiava como relator do feito”, afirmou o ministro.
O caso Tacla Durán foi motivo de embate entre o juiz afastado da 13ª Vara, Eduardo Appio, e o desembargador Marcelo Malucelli.
Em abril, Malucelli travou processo de revogação do mandado de prisão do advogado Rodrigo Tacla Durán, que fora determinado pelo novo juiz da Lava Jato.
Admirador de Lula, Appio revogou o mandado de prisão para incluir Tacla Durán no programa federal de testemunhas protegidas, após o advogado ressuscitar o suposto caso de extorsão envolvendo Sergio Moro (União Brasil) e Deltan Dallagnol (Podemos).
O impasse se desdobrou em uma denúncia de Malucelli contra Appio por supostas ameaças feitas a seu filho, João Malucelli, que é sócio do escritório de advocacia de Moro, e desencadeou o afastamento do juiz da 13ª Vara em medida cautelar na segunda.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)