Tiririca volta a parodiar Roberto Carlos
Candidato à reeleição, o deputado federal Tiririca (PL) divulgou, em suas redes sociais no início desta semana, uma propaganda eleitoral em que ele canta uma releitura da música "O Portão", de Roberto Carlos, após o STJ permitir a parodia e encerrar uma disputa judicial de oito anos...
Candidato à reeleição, o deputado federal Tiririca (PL) divulgou, em suas redes sociais no início desta semana, uma propaganda eleitoral em que ele canta uma releitura da música “O Portão”, de Roberto Carlos, após o STJ permitir a parodia e encerrar uma disputa judicial de oito anos.
O tribunal decidiu, na quarta-feira (24), que os candidatos nestas eleições podem parodiar músicas sem pedido prévio.
Tiririca, que é deputado desde 2011, foi processado pela EMI, gravadora de Roberto Carlos, em 2014, quando usou a música pela primeira vez em uma paródia.
Em 2017, o TJ-SP condenou o parlamentar a pagar multa à EMI. Tiririca, então, recorreu ao STJ.
Os ministros do STJ disseram que as “paródias são verdadeiros usos transformativos da obra original, resultando, portanto, em obra nova, ainda que reverenciando a obra parodiada.”
Na paródia deste ano, Tiririca, vestido de Roberto Carlos, canta: “Eu votei, de novo vou votar. Tiririca, Brasília é seu lugar”; na música original, Roberto Carlos canta: “Eu voltei, agora para ficar, porque aqui, aqui é meu lugar”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)