Texto-base da COP30 omite combustíveis fósseis
Rascunho final da “Decisão Mutirão” ignora proposta de abandono dos fósseis e gera críticas de organizações
A Secretaria da Convenção do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) divulgou nesta sexta-feira, 21, os documentos-base da COP 30, em Belém, sem qualquer menção aos combustíveis fósseis.
A ausência do tema, considerado central para a conferência, gerou críticas imediatas de organizações sociais.
Os rascunhos, ou drafts, são versões intermediárias dos textos produzidos ao longo das negociações. As propostas divulgadas ainda serão submetidas às plenárias nesta sexta-feira, 21, e podem ser alteradas.
“Decisão Mutirão”
Os combustíveis fósseis deveriam aparecer no documento apelidado de “Decisão Mutirão” pela presidência da COP, que reúne os temas mais sensíveis e que não estavam na agenda inicial.
Durante toda a conferência, tanto a presidência quanto o presidente Lula reforçaram como prioridade a inclusão de um mapa do caminho para o abandono dos combustíveis fósseis, e a expectativa era de que o assunto fosse tratado como eixo central.
Na quarta-feira, 19, quando surgiu a possibilidade de exclusão do tema, pesquisadores e organizações da sociedade civil reagiram,. Eles pressionaram por um texto que avançasse de forma mais concreta no plano.
No entanto, após rodadas de negociação, o Brasil recuou e retirou qualquer referência ao fim dos combustíveis fósseis do documento.
A versão divulgada não menciona o mapa do caminho nem apresenta propostas para reduzir a dependência global desses combustíveis, o que provocou forte repercussão negativa entre organizações e motivou rejeição de alguns países.
O texto afirma apenas que a transição global para reduzir emissões de gases de efeito estufa e promover o desenvolvimento resiliente ao clima é “irreversível e tendência do futuro”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)