Terceira Via não empolga nas redes
Com a saída de Sergio Moro da disputa presidencial, a Terceira Via também perdeu relevância nas redes sociais, onde predomina o engajamento das militâncias bolsonarista e petista...
Com a saída de Sergio Moro da disputa presidencial, a Terceira Via também perdeu relevância nas redes sociais, onde predomina o engajamento das militâncias bolsonarista e petista.
Levantamento do Observatório Democracia em Xeque feito por Marcelo Alves, professor do Departamento de Comunicação da PUC-Rio e reproduzido pelo Estadão, mostra que as publicações de direita têm alcance seis vezes maior do que as de centro no YouTube, por exemplo.
“No Facebook, a direita gerou 273 milhões de interações entre as publicações mais virais. A esquerda, por sua vez, fez 113 milhões; o centro não passou dos 23 milhões. No Instagram, foram 400 milhões de impressões da direita ante 320 milhões da esquerda. O centro segue atrás, com 21 milhões de interações na rede.”
De acordo com Alves, o insucesso da terceira via no ambiente digital se dá por dois motivos: o primeiro é o fato de as redes sociais estimularem antagonismos. O segundo deve-se à indefinição de quem será o candidato. “A terceira via ainda não tem nem um candidato. Não é de abril até a eleição, em outubro, que haverá a possibilidade de se construir uma rede de comunicação ampla que cruze as plataformas”, afirma o professor.
Segundo o jornal, o monitoramento foi feito com base em uma análise de alcance de publicações de influenciadores e políticos. A pesquisa acompanhou as postagens de cada espectro político com o maior número de interações – curtidas, visualizações e comentários – por dia, de 1.º de janeiro a 26 de abril deste ano, nas redes Facebook, Instagram e YouTube.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)