Tempo ruim para o ‘Janjapalooza’
Enquanto Janja se preocupa com a chuva no Rio de Janeiro, pelo menos três deputados já levantaram questionamentos sobre o evento
A primeira-dama Janja admitiu preocupação nesta quarta-feira, 13, com o mau tempo no Rio de Janeiro, que ameaça atrapalhar Janjapalooza, nome com o qual tem sido chamado o festival de música que será realizado entre quinta-feira, 14, e sábado, 16, durante a semana do G20, no Rio de Janeiro. No entanto, ela deveria estar preocupada é com os crescentes questionamentos sobre o evento na Câmara dos Deputados.
“Acordei, olhei para fora da janela [e vi que estava] chovendo. Não acredito que está chovendo no Rio de Janeiro”, disse Janja na Cúpula do C20, grupo de engajamento do G20 que reúne a sociedade civil organizada, conforme registrou O Globo.
Pelo menos três deputados já fizeram requerimentos relacionados à Aliança Global Festival Contra Fome e a Pobreza (nome oficial do evento).
‘Janjapalooza’ na mira da Câmara
Os deputados federais Gustavo Gayer (PL-GO) e Cabo Gilberto (PL-PB) apresentaram requerimentos à ministra da Cultura, Margareth Menezes, para obter mais informações sobre o critério de escolha dos artistas que vão participar do festival.
O deputado Sanderson (PL-RS) pediu ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, uma investigação sobre a legalidade dos gastos públicos com o Janjapalooza.
O parlamentar considera inaceitável que, em meio a uma crise econômica que afeta o país e exige corte de gastos e medidas de austeridade fiscal, sejam destinados recursos públicos significativos para pagar cachês de artistas.
“O fato viola o princípio da legalidade, eficiência e moralidade pública”, apontou.
Quanto vai custar o festival de música da Janja?
O governo Lula pagará uma quantia “simbólica” de 30 mil reais a cada um dos 29 artistas confirmados no Janjapalooza.
Para bancar o evento, o Ministério da Cultura contará com o apoio das estatais Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal, Itaipu e Petrobras. E, até agora, apenas Itaipu revelou o quanto investiu no evento. As outras estatais se esquivaram quando questionadas.
A prefeitura do Rio, da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) aparecem também entre os apoiadores do festival.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
EUD
13.11.2024 13:06Para O pt, O Que Importa É Festa E GASTANÇA. !!!!!!!