Temer se manifesta sobre desfile para Lula: “Saudades da Tuiuti”
"É triste ver a troca da ponte para o futuro por uma volta ao passado", diz ex-presidente criticado pela Acadêmicos de Niterói
O ex-presidente Michel Temer divulgou uma nota para comentar o desfile da Acadêmicos de Niterói, que homenageou Lula com um samba-enredo eleitoreiro no domingo, 15, na Marquês de Sapucaí, e distribuiu críticas para outros políticos, entre eles Temer.
O ex-presidente, que assumiu o Palácio do Planalto após o impeachment de Dilma Rousseff, foi retratado no desfile tirando a faixa presidencial de Dilma e a repassando, depois, para Jair Bolsonaro, interpretado por um palhaço que alude ao Bozo.
A nota de Temer é intitulada “Saudades da Tuiuti”, que retratou o então presidente como “vampiro neoliberal” no Carnaval de 2018.
Teor eleitoreiro
O ex-presidente diz na mensagem que “não faz sentido cobrar rigor histórico num enredo ou questionar a troca da crítica social pela bajulação na Sapucaí” e que “é triste ver a troca da ponte para o futuro por uma volta ao passado“, chamando atenção para o “ilusionismo na Esplanada“.
O teor eleitoreiro do desfile levou a oposição a apresentar vários questionamentos formais, entre eles o pedido de inelegibilidade de Lula.
Provocado na semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou o desfile, dizendo que não poderia censurá-lo, mas ministros do tribunal alertaram para o risco de “acontecer algum ilícito”.
Leia a íntegra da nota:
“SAUDADES DA TUIUTI
A sátira política é parte da tradição do carnaval. E como defensor da liberdade de expressão e da liberdade artística, não julgo as escolhas feitas como tema na avenida.
Como o samba é o espaço da criatividade e da fantasia, não faz sentido cobrar rigor histórico num enredo ou questionar a troca da crítica social pela bajulação na Sapucaí.
O problema é quando adotam o ilusionismo na Esplanada, promovendo a irresponsabilidade fiscal, juros altos e o endividamento público crescente — e negando conquistas, como as reformas trabalhista, do ensino médio e da previdência. É triste ver a troca da ponte para o futuro por uma volta ao passado.
Olha o Brasil aí… gente!“
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)