Tebet critica Aras em evento com procuradores: “Servidão ao presidente”
A candidata do MDB ao Planalto, Simone Tebet (foto), criticou a atuação de Augusto Aras à frente da Procuradoria-Geral da República. Nesta terça (6), após reunião...
A candidata do MDB ao Planalto, Simone Tebet (foto), criticou a atuação de Augusto Aras à frente da Procuradoria-Geral da República. Nesta terça (6), após reunião com o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, em Brasília, ela se queixou da relação do PGR com o presidente da República.
A emedebista também se comprometeu a trabalhar para que a função de diretor-geral da Polícia Federal (PF) tenha um mandato e pela autonomia administrativa da corporação para evitar ingerências.
“Eu assumi um compromisso porque vemos, no caso concreto no dia a dia, o quanto está fazendo falta essa independência de não ter um procurador-geral que veio realmente de uma lista, votado pela instituição, e que hoje, por ter sido escolhido por livre nomeação do presidente da república, acha que deve subserviência, acha que deve servidão ao Presidente da República.”
Tebet também afirmou que as decisões de Aras estão comprometendo a atuação da PGR e impedindo o seu papel de fiscalização. “Matou a investigação de um grande escândalo de corrupção dentro da compra de vacinas [caso Covaxin], senta em cima de processos de denúncias. Quando você não tem a grande perna da sociedade que é aquela como órgão de fiscalização e controle, você tem uma desarmonia e a democracia é prejudicada”, disse.
A senadora também disse que ela foi a única presidenciável a firmar o compromisso de respeitar a lista tríplice para a indicação do procurador-geral da República. “Lista tríplice vai ser, no meu governo, cumprida, atendida. É um direito do Ministério Público, de preferência constitucionalizado, para não ter problema”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)