TCU recomenda a ANTT restringir análises em concessões de linhas de ônibus TCU recomenda a ANTT restringir análises em concessões de linhas de ônibus
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TCU recomenda a ANTT restringir análises em concessões de linhas de ônibus

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2 minutos de leitura 17.02.2023 17:11 comentários
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TCU recomenda a ANTT restringir análises em concessões de linhas de ônibus

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu, nesta quarta-feira (15) recomendar que a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) adote conceitos mais restritos ao analisar novas concessões de linhas de ônibus...

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TCU recomenda a ANTT restringir análises em concessões de linhas de ônibus
Foto: Divulgação, ANTT

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu, nesta quarta-feira (15) recomendar que a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) adote conceitos mais restritos ao analisar novas concessões de linhas de ônibus.

A denúncia foi feita pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiro (Anatrip), que representa as principais empresas do setor no país e que considera a ação da ANTT como lesiva.

Os ministros da Corte de Contas acompanharam a decisão do ministro Antonio Anastasia, para quem a lei do ano passado que estabelece contornos legais para as empresas de transporte rodoviário deve ser central na análise para novas concessões.

“Cabe recomendar à ANTT que adote medidas que favoreçam as atividades de cunho fiscalizatório frente à expansão do universo de empresas operadoras do transporte rodoviário”, escreveu Anastasia em seu voto “inclusive adequando os procedimentos de suspensão e cassação de autorizações.”

A decisão representa uma percalço às empresas de tecnologia como a Buser, que também competem pelo mesmo público-alvo, sem no entanto precisar se submeter às mesmas regras da concessão.

Em nota, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) afirmou que o TCU “deu um importante passo para a democratização do mercado de transporte regular rodoviário de passageiros”.

“É mais um passo para o desenvolvimento do transporte rodoviário de passageiros no Brasil, um setor ainda fechado e com muitos obstáculos para a adoção de novos modelos de negócios proporcionados pelo avanço da tecnologia”, disse André Porto, diretor executivo da Amobitec.

Já a Buser afirmou em nota que a decisão do TCU “representa um passo para a abertura, democratização e desenvolvimento do transporte rodoviário de passageiros no país”.
“Agora, volta a necessidade urgente de se aprovar um marco regulatório que favoreça a livre iniciativa, o empreendedorismo e a concorrência no setor, cabendo à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) adotar as medidas necessárias para dar ainda mais opções para que aqueles que estão na ponta da linha, que são os passageiros, além de manter o caminho aberto para as novas linhas outorgadas a partir de 2019”.
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