Tarcísio recebe medalha do Bope no Rio
Ao agradecer homenagem, governador de São Paulo diz que Cláudio Castro “não baixou a guarda” na segurança
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recebeu nesta sexta-feira, 5, a Medalha de Mérito de Operações Especiais do Bope durante visita à sede da corporação no Rio de Janeiro.
A homenagem foi entregue pelo governador fluminense, Cláudio Castro (PL), em reconhecimento às ações do batalhão.
Em publicação nas redes sociais, Tarcísio exaltou o trabalho do Bope e citou a operação nos complexos do Alemão e da Penha, em 28 de outubro, que terminou com 122 mortos.
“Recebo a medalha do BOPE com respeito e honra por tudo o que ela representa: o amor e a coragem de homens que estão dispostos a dar a própria vida para garantir a segurança dos cidadãos de bem. A última operação no Rio de Janeiro os testou ao limite, mas, mais uma vez, provaram o seu valor e não recuaram diante do inimigo. Fica aqui a minha gratidão e a minha melhor continência ao Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro, a todos que continuam lutando por um Rio e por um Brasil melhor, e também àqueles que tombaram na missão e se sacrificaram por esta causa. Obrigado também ao governador Cláudio Castro, que não baixou a guarda diante do desafio de devolver a verdadeira liberdade e soberania aos fluminenses”, escreveu neste sábado, 6, no X.
Além de Tarcísio, outros chefes estaduais presentes no Rio para o 14º congresso do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) também foram homenageados.
Estavam no encontro os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); Paraná, Ratinho Júnior (PSD); Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD); e Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). Todos receberam a mesma medalha.
O Cosud teve como tema central a segurança pública e reuniu representantes dos sete estados das duas regiões.
Tarcísio participou de painéis sobre estratégias conjuntas de inteligência e ações coordenadas contra grupos criminosos, um assunto que, segundo ele, deve dominar a agenda eleitoral de 2026.
Leia também:
Em despedida de Derrite, Tarcísio defende tolerância zero ao crime organizado
Críticas ao governo Lula
Em conversa com jornalistas na sexta, o governador de São Paulo criticou a postura do governo Lula em relação à segurança pública.
Para Tarcísio, o Palácio do Planalto demonstra “falta de vontade” em tratar do tema e responde de forma tardia a crises.
“Ao longo do tempo, a gente nota essa falta de vontade, competência e apreço pelo tema. […] A reação do governo acontece sempre depois de algum evento ou de alguma pesquisa”, afirmou.
Questionado sobre a relevância da pauta na disputa do próximo ano, Tarcísio avaliou que o eleitorado deve cobrar soluções mais concretas.
Segundo ele, a segurança pública tende a se tornar “uma das principais preocupações dos cidadãos, que perguntam quem está apto a resolver esse problema”.
Leia mais: Flávio detalha encontro com Tarcísio
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Annie
06.12.2025 11:36Os filhos do Bozovao ficaram com ciúmes.