Sucessão de Pacheco: PSD também entra no jogo
A ideia do PSD é evitar que um mesmo partido controle Câmara e Senado. Eliziane Gama (MA) e Omar Aziz (AM) no páreo
A bancada do PSD avalia lançar um nome para disputar a Presidência do Senado. O pleito ocorrerá no início do ano que vem. A ideia do bloco é se contrapor a uma candidatura de Davi Alcolumbre (União-AP), que tem o apoio do próprio Rodrigo Pacheco.
A princípio não há um nome escolhido para a disputa, mas a ideia é que seja um parlamentar mais vinculado ao Palácio do Planalto. Os nomes que começam a ser ventilados são os de Eliziane Gama (MA) e Omar Aziz (AM). Hoje o PSD tem 15 senadores e, com uma candidatura governista, seria possível atrair o PT entre outros partidos aliados como o PSB, por exemplo.
Outro ponto que tem sido aventado nas conversas, inclusive com parlamentares da base governista, é que não seria de bom tom um mesmo partido comandar a Câmara e o Senado. Na Câmara, o líder da sigla, Elmar Nascimento (BA) tem dado passos largos para conseguir apoio da base de Arthur Lira (PP-AL) e, assim, ele seria o favorito na disputa.
A questão é que o PSD também pretende disputar a presidência da Câmara, com o deputado Antônio Brito. Caso Brito tenha condições de manter uma base unida em seu entorno, o partido pode desistir de disputar a presidência do Senado.
O MDB também deve ter uma candidatura própria na disputa pela Presidência da Casa. Renan Calheiros já se lançou candidato, mas ainda precisa angariar apoio da bancada. Outro possível nome na disputa é do senador Rogério Marinho, líder da oposição. Marinho conta com os votos de parlamentares de PL, PP, Republicanos, entre outras siglas de oposição.
A sigla de Renan também enfrenta o mesmo dilema na Câmara, já que o deputado Isnaldo Bulhões também é apontado como possível postulante à cadeira de Arthur Lira. Se o MDB tiver uma candidatura forte na Câmara, provavelmente a sigla vai abrir mão de disputar a presidência do Senado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)