Site da Anvisa fica fora do ar e prejudica brasileiros no exterior
Brasileiros que estão no exterior relataram nesta quarta-feira (24) dificuldades para preencher a Declaração de Saúde do Viajante no site da Anvisa, informa O Globo. O preenchimento do formulário é uma exigência para entrar no Brasil por via aérea...
Brasileiros que estão no exterior relataram nesta quarta-feira (24) dificuldades para preencher a Declaração de Saúde do Viajante no site da Anvisa, informa O Globo. O preenchimento do formulário é uma exigência para entrar no Brasil por via aérea.
A medida entrou em vigor em dezembro de 2020. Na declaração, que deve ser preenchida a partir de 72 horas antes do voo, o viajante tem de informar sua situação de saúde antes do embarque para o Brasil.
O comprovante de preenchimento também precisa ser apresentado no balcão da companhia aérea em qualquer aeroporto no exterior (como o francês Charles de Gaulle, na foto).
Durante o dia, o perfil da Anvisa no Twitter foi alvo de uma série de reclamações. “Anvisa, qual o posicionamento de vocês em relação à DSV? O site de Declaração de Saúde ao Viajante está fora do ar. Muita gente sendo impedida de viajar por conta da ausência do documento. E aí? Qual a alternativa?”, questionou um viajante.
Em nota divulgada nesta quarta à noite, a vigilância sanitária reconheceu a instabilidade do sistema e decidiu suspender temporariamente a obrigatoriedade da declaração.
Leia, abaixo, a íntegra da breve nota da Anvisa:
“O formulário da Declaração de Saúde do Viajante tem apresentado instabilidade. A Agência já está atuando para estabilizar o sistema o mais breve possível.
As companhias aéreas já foram comunicadas pelas autoridades brasileiras e, a fim de que não haja qualquer prejuízo aos viajantes, os embarques de passageiros internacionais com destino ao Brasil ocorrerão sem a exigência de apresentação da DSV.
A Anvisa pede desculpas por eventuais transtornos.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)