Sindicato de funcionários do BC rebate Bolsonaro sobre Pix
O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) soltou nota agora há pouco para desmentir Jair Bolsonaro sobre a criação do Pix. Na sabatina do Jornal Nacional, o presidente disse que seu governo criou a ferramenta de transferência financeira. "Não é verdade", diz o texto...
O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) soltou nota agora há pouco para desmentir Jair Bolsonaro sobre a criação do Pix. Na sabatina do Jornal Nacional, o presidente disse que seu governo criou a ferramenta de transferência financeira. “Não é verdade”, diz o texto.
“Tal sistema de pagamento instantâneo foi criado e implementado pelos analistas e técnicos do Banco Central do Brasil – ou seja, por servidores concursados de estado, não pelo atual governante ou por qualquer outro governo.”
Segundo o sindicato, o início do projeto do PIX é anterior ao mandato do atual presidente. “A portaria do Banco Central n. 97.909, que instituiu o grupo de trabalho para desenvolver uma ferramenta interbancária de pagamento instantâneo, foi publicada em 3 de maio de 2018, muito antes da eleição do atual governo.”
“O projeto de criação e implementação do Pix não recebeu nenhum apoio (ou mesmo citação) durante a campanha eleitoral que elegeu o atual presidente da República. Além disso, em discurso público realizado em novembro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro declarou que Pix era algo ligado à aviação civil, mostrando completo desconhecimento do assunto.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)