Senadores tentam embarcar no pedido de impeachment de Lula
Segundo a autora do pedido, deputada Carla Zambelli, 11 senadores a buscaram para reforçar as assinaturas do documento que será protocolado nesta quarta, 21
O pedido de impeachment do presidente Lula reuniu 134 assinaturas de deputados até o início da tarde desta quarta-feira, 21. E há mais 11 na fila, mas de senadores. Autora do pedido, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) disse no Meio-Dia em Brasília que foi procurada por senadores como Rogério Marinho (PL-RN), Hamilton Mourão (Republicanos-RS, foto) e Damares Alves (Republicanos-DF) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ), entre outros, para ampliar o número de apoios.
A oposição se reúne em reação à declaração em que Lula associou a resposta do governo israelense aos atentados terroristas do Hamas, cometidos em 7 de outubro de 2023, ao Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial. As assinaturas reunidas até agora já bateram o recorde estabelecido pelo pedido de impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, que tinha reunido 124 apoios.
E o Lira?
Apesar da mobilização, aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), dizem que são quase nulas as chances de ele encaminhar o pedido de impeachment do petista. Cabe ao presidente da Câmara aceitar ou não a denúncia e abrir o processo.
Questionada no Meio-Dia em Brasília sobre isso, Zambelli lembrou que Eduardo Cunha, presidente da Câmara quando começaram a ser apresentados pedidos de impeachment de Dilma, “também era da base governista”. A deputada disse ainda que o número de parlamentares em torno da causa vi servir de pressão para Lira, assim como o apoio popular.
“As relações políticas do Lula sempre foram muitos instáveis. Ele precisou do mensalão para ter apoio do parlamento quando foi presidente pela primeira vez, então tudo indica que existe sim a possibilidade” de abertura do processo, disse a deputada.
Assista à íntegra da entrevista:
Leia mais:
Omar Aziz não disse nada de mais
Como a infâmia de Lula marca a tragédia brasileira
Por que Lula não pede para o Hamas libertar o refém brasileiro?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)