Senado deverá votar na sexta ‘regime jurídico emergencial’
Os líderes do Senado acordaram hoje que poderão votar na sexta-feira, em sessão virtual, o projeto que cria um regime jurídico emergencial enquanto durar a pandemia do novo coronavírus...
Os líderes do Senado acordaram hoje que poderão votar na sexta-feira, em sessão virtual, o projeto que cria um regime jurídico emergencial enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.
A proposta chegou ao senador Antonio Anastasia (PSDB), presidente interino do Congresso, por meio do presidente do STF, Dias Toffoli, e pelo ex-presidente do STJ Antonio Carlos Ferreira, entre outros.
A relatora da matéria é a senadora Simone Tebet (MDB). Confira aqui a íntegra da proposta, que seguiu modelos que estão sendo aplicados em outros países nesta crise.
Os autores da proposta dizem que não haverá mudança de legislação atual — apenas suspensões –, nem interferência em serviços regulados.
Entre as mudanças, estão a suspensão de prazos de prescrição, os impedimentos da contagem de tempo de usucapião e da execução de ordem de despejo em áreas urbanas.
Também ficam permitidas assembleias de empresas, condomínios e outras pessoas jurídicas na modalidade virtual.
As prisões por dívida alimentícia, pelo projeto, passariam a ser executadas em domicílio. E os prazos para abertura e fim de inventários e partilhas também seriam adiados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)