Sem espaço no Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli vai tirar férias
O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli, afirmou a interlocutores que “não permanecerá na pasta” com a saída do ministro Flávio Dino. No entanto, conforme apurou O Antagonista, Capelli tentou...
O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, afirmou a interlocutores que “não permanecerá na pasta” com a saída do ministro Flávio Dino. No entanto, conforme apurou O Antagonista, Capelli tentou até o último instante ficar no cargo. Isso irritou tanto o presidente Lula quanto o futuro ministro, Ricardo Lewandowski.
Como antecipamos, Lewandowski vai ser anunciado como o novo ministro da Justiça nesta quinta-feira, às 11h. Também deve ser anunciado como o novo secretário-executivo da pasta o ex-secretário-geral do Tribunal Superior eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) Manoel Carlos de Almeida Neto. Manoel Carlos, que foi cotado para ser ministro do STF, justamente no lugar de Lewandowski. Ele foi preterido por Cristiano Zanin, que se notabilizou como advogado de Lula.
Durante toda a semana, Dino e Ricardo Cappelli intensificaram a campanha para manter o atual secretário-executivo na função. Lewandowski não abriu mão de cargos estratégicos e deixou isso claro ao presidente da República. Dino ainda tentou emplacar o aliado em outra estrutura da pasta. Cappelli não aceitou. Conforme apurou O Antagonista, ele acha que uma função menor poderia ser vista como “rebaixamento”.
O que fará Ricardo Cappelli?
Agora, sem espaço no futuro Ministério da Justiça, Cappelli declarou que vai tirar férias nas próximas semanas e que, depois, retorna a Brasília para cuidar da transição. “Cappelli afirmou a interlocutores que só seguiria no Ministério da Justiça se pudesse manter o posto de secretário-executivo – o que, pelo cenário atual, não deve acontecer”, afirma o G1 nesta quinta-feira.
Cappelli foi o interventor do DF durante os atos de 8 de janeiro.
Braço direito de Flávio Dino (PSB), o interventor foi um dos primeiros nomes anunciados para a pasta, em 14 de dezembro – Dino fora anunciado como ministro apenas cinco dias antes.
Cappelli foi secretário de Comunicação no segundo mandato do pessebista no governo do estado do Maranhão, entre 2019 e 2022. Ele é jornalista de formação.
Leia mais:
O que (não) esperar de Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)