Secretário da Saúde nega epidemia de gripe em São Paulo
O secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn (foto), disse ao G1 que o estado não vive uma epidemia de gripe. Como mostramos, o vírus influenza A H3N2, o mesmo relacionado à epidemia de gripe que atinge o Rio de Janeiro, já circula em São Paulo e provoca aumento no número de internações...
O secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn (foto), disse ao G1 que o estado não vive uma epidemia de gripe. Como mostramos, o vírus influenza A H3N2, o mesmo relacionado à epidemia de gripe que atinge o Rio de Janeiro, já circula em São Paulo e provoca aumento no número de internações.
“Os dados que temos não dão robustez para dizer que vivemos um momento pandêmico ou epidêmico, ou um surto [de gripe], e nem a necessidade neste momento de fazermos a vacinação”, disse Gorinchteyn.
“O que nós vimos, através de laboratórios de rede privada, é o incremento de casos em alguns hospitais, em pacientes inclusive com sintomas leves. Isso acaba não consagrando a necessidade maior, nesse momento, da realização de um bloqueio vacinal”, afirmou.
Embora a vacina usada no programa de imunização tenha na sua composição a cepa H3N2, não é a mesma que circula atualmente no Rio e em São Paulo. Essa, conhecida como Darwin — cidade australiana onde foi detectada pela primeira vez –, não está coberta pela atual vacina.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)